Aeronave da FAB inicia primeira missão de combate ao fogo no Pantanal
KC-390 Millennium está em Corumbá (MS) e tem equipamento que pode carregar cerca de 12 mil litros de água
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou sua primeira missão de combate aos incêndios na região do Pantanal. O KC-390 Millennium está na cidade de Corumbá (MS) para atuar na ação contra as queimadas por meio de voos.
O avião multimissão, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer, tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, segundo a FAB.
MAFFS, do inglês “Modular Airborne Fire Fighting System”, é um sistema que fornece a funcionalidade necessária para realizar a ação de combate a incêndio em voo.
O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira do avião, podendo descarregar até 3 mil galões, aproximadamente 12 mil litros, de água em áreas de incêndios
De acordo com a Força Aérea, este sistema oferece maior precisão, “aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios”, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível.
A operação acontece em condições adversas que requerem um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas, afirmou a FAB. “Dessa forma, é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance “, explicou.
Além disso, o sistema requer apenas energia elétrica do avião para funcionamento e é considerado vantajoso para esse tipo de situação, uma vez que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas.