Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião de pequeno porte da PF cai no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte

    Duas pessoas morreram, segundo os bombeiros; uma pessoa foi resgatada com vida

    Da CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='6508029' id_galeria='6508024' html_id_prefix='featured_' ]

    Um avião de pequeno porte caiu no acesso ao aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), nesta quarta-feira (6). Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram carbonizadas e outra foi socorrida com vida.

    A aeronave acidentada é um Cessna 208B, um monomotor com capacidade para nove passageiros e dois tripulantes. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião, de prefixo PR-AAB, é de propriedade da Polícia Federal.

    Segundo a PF, estavam no voo os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto e o mecânico Walter Luís Martins, de uma empresa terceirizada. Os dois policiais morreram no local, enquanto o mecânico foi levado ao hospital João XXIII. Segundo a corporação, ele “se encontra em atendimento, lúcido e orientado”.

    Imagens de câmeras colocadas perto do aeroporto mostram o momento em que a aeronave se aproxima do solo. Em seguida, ela bate no chão e surge uma nuvem de poeira no ar.

    De acordo com o site de monitoramento Flightradar24, o avião decolou do aeroporto da Pampulha às 14h14 e caiu um minuto depois. Conforme a ferramenta, a aeronave chegou a atingir uma altitude de 2.950 pés, o equivalente a quase 900 metros, e em seguida iniciou trajetória descendente.

    O incêndio provocado após o acidente já foi controlado e a aeronave está fora da pista de pousos e decolagens.

    Vídeo mostra momento da queda

    Ainda de acordo com a FAB, o avião foi fabricado em 2001 e estava em situação normal de aeronavegabilidade.

    A Polícia Federal informou, por meio de nota, que “já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente” e que “enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações”. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, também irá ao local.

    “A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias.”

    Veja nota do Cenipa

    Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados no Rio de Janeiro (RJ), foram acionados, nesta quarta-feira (06/03), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-AAB, em Belo Horizonte (MG).

    Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

    A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

    Tópicos