ACM Neto nega lockdown e anuncia bloqueios em três regiões de Salvador
A justificativa para escolha das regiões está no número de casos e no aumento da circulação de pessoas e veículos na região
O Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), negou lockdown e anunciou o bloqueio de três regiões da capital baiana para conter os avanços do novo coronavírus. Serão interditadas vias dos bairros Boca do Rio, na orla da capital, e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, além da Avenida Joana Angélica e um trecho da Avenida 7 de Setembro, no centro da cidade. A medida passa a valer neste sábado (9) e terá duração de sete dias.
O detalhamento foi feito de forma virtual, em coletiva de imprensa concedida por ACM Neto e pelo governador da Bahia, Rui Costa, nesta quinta-feira (7). De acordo com o prefeito de Salvador, não se trata de um lockdown, mas sim de medidas restritivas.
“Não haverá impedimento da circulação de pessoas. Elas não permanecem confinadas dentro de casa. Mas, claro, elas só sairão se precisarem. Se precisar, vai poder sair”, disse o prefeito, que reforçou, no entanto, a suspensão de qualquer atividade comercial –exceto supermercados, farmácias, bancos e lotéricas.
A justificativa para escolha das regiões está no número de casos e no aumento da circulação de pessoas e veículos na região. A avenida Joana Angélica, por exemplo, registou 28 casos de COVID-19 e aumento de 8% no número de pessoas transportadas em maio, além de acréscimo de 24% no trânsito de veículos na região. Boca do Rio e Plataforma registraram 35 e 32 casos no período, além de aumento de 8% e 7% no transporte, respectivamente.
ACM Neto indicou que ainda pode haver acréscimo de regiões bloqueadas. “Neste primeiro momento, nós estamos anunciando essas três áreas. Mas outras podem ser incluídas a qualquer momento”, disse. Ele também reforçou que as medidas têm caráter pedagógico e orientativo e que espera não ter que adotar medidas mais duras.
Segundo as novas regras, não haverá alteração no transporte público. Mesmo nas vias interditadas está permitido o acesso para ônibus. Por outro lado, só passarão automóveis cujos motoristas confirmem morar na região, com comprovante de residência. A interdição viária irá valer das 7h às 19h.