Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Abastecer com etanol é mais econômico em 10 estados, aponta UNICA

    Consumidores mais atentos têm tirado proveito desde junho do valor mais em conta do biocombustível

    Bomba de gasolina em um posto de combustível
    Bomba de gasolina em um posto de combustível 21/05/2018REUTERS/Francis Mascarenhas

    Guilherme Gamada CNN*

    São Paulo

    De acordo com o último dado da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), analisado pela União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA), a relação do preço do etanol com a gasolina está em 62,9%, dando vantagem ao biocombustível.

    Os dados mostram que o preço médio nacional da gasolina comum nos postos do país foi de R$ 5,63 por litro. Já o do etanol hidratado, utilizado diretamente no tanque, foi de R$ 3,54 por litro. As análises do UNICA mostram que o consumidor economiza ao abastecer com etanol em dez estados do Brasil.

    O etanol passa a ser mais vantajoso economicamente a partir de uma relação de 70%, mas é importante destacar que esse percentual varia de acordo com o modelo do carro, o perfil do motorista e as condições do percurso. De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV/INMETRO), a depender do veículo, a decisão de escolha pelo biocombustível pode se dar a partir de uma relação de preço de até 75%.

    Nos seis estados de maior consumo (GO, MT, MS, MG, PR e SP) — que representam 85% do mercado — a paridade de preços é inferior a 65% há quase dois meses. Em algumas regiões, o etanol é mais vantajoso que a gasolina desde maio deste ano.

    “O preço do etanol hidratado na bomba está altamente atrativo nos principais mercados do País há mais de três meses. Olhando para o histórico do consumo, quando a paridade chega a esse patamar, os consumidores aumentam a procura pelo etanol”, afirma Luciano Rodrigues, diretor de inteligência de mercado da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA).

    A UNICA ainda destaca que diferente de outros anos, quando apenas o preço direcionava o comportamento do consumidor, a preocupação ambiental tem pesado cada vez mais na hora de abastecer. Um motor flex, abastecido 100% com etanol, emite 70% menos dióxido de carbono, gás efeito estufa, do que um que movido a gasolina C com 27% de etanol anidro.

    Aumento da produção de etanol hidratado

    A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de outubro registrou crescimento de 17,64%, na comparação com o mesmo período do ciclo passado. Foram processadas 32,77 milhões de toneladas contra 27,85 milhões. A moagem atingiu 525,99 milhões — crescimento de 14,47%.

    Neste mesmo período, as vendas de etanol totalizaram 1,26 bilhão de litros — aumento de 4,63% em relação ao mesmo período da safra 22/23. O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 438,05 milhões de litros – queda de 8,52% – enquanto o etanol hidratado registrou venda de 825,72 milhões de litros – crescimento de 13,27%, de acordo com a UNICA.

    (*Sob Supervisão de Márcia Barros)