Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “A situação está crítica por aqui”, diz morador de Porto Alegre sobre chuvas

    Francisco Amorim, de 49 anos, chegou a ficar dois dias sem energia elétrica em casa; até o momento, oito pessoas morreram no estado por conta dos temporais

    Dayres Vitoriada CNN*Isadora Airesda CNN

    Francisco Amorim, de 49 anos, morador de Porto Alegre, está entre os gaúchos que tiveram a casa atingida em decorrência das fortes chuvas recentes que afligem o estado do Rio Grande do Sul.

    Em entrevista à CNN, Francisco, que é zelador, relatou como está a situação atual na capital gaúcha após os fortes temporais:

    “A situação está crítica por aqui. Muitas pessoas foram prejudicadas, há muitos pontos de alagamentos pela região”, afirmou Francisco à CNN.

    O gaúcho conta que devido à intensidade das chuvas, uma árvore caiu em cima do telhado de sua casa e ainda não foi retirada. A árvore, inclusive, chegou a danificar os fios da rede elétrica da casa de Amorim.

    Ele e a comunidade em que vive, no bairro Nonoai, em Porto Alegre, ficaram sem energia elétrica por cerca de dois dias. Segundo ele, alimentos estragaram pela falta de energia. Pai de duas crianças, uma menina de 7 anos e um garoto de 13, os filhos estão sem ir à escola há dois dias.

    Nesta terça-feira (30), um outro galho grande despencou novamente sobre o telhado da casa de Francisco, já danificado anteriormente. De acordo com ele, a casa não chegou a ficar alagada, mas há vários pontos de goteiras pela residência, além do telhado, que ficou destruído.

    Ainda conforme relatado pelo morador, outras casas da região também tiveram os telhados danificados. A razão se deve a quantidade alta de queda de árvores que teve ao longo dos dias na capital devido às fortes tempestades.

    Para Francisco, o pior dia das chuvas aconteceu nesta segunda-feira (29). Na mesma data, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para fortes temporais em todo estado.

    Em publicação divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Porto Alegre orienta aos moradores que não entrem em alagamentos e observem as alterações nas encostas.

    A gestão da cidade ainda recomenda que os habitantes retirem seus móveis e utensílios do chão e que busquem abrigo temporário junto a familiares ou estruturas disponibilizadas em outros locais, caso seja preciso.

    Segundo a Prefeitura, o risco de inundações pelo município permanece até domingo, dia 5.

    Chuvas no RS

    De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, dez pessoas já morreram por conta das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul recentemente.

    Onze ficaram feridas e 21 ainda estão desaparecidas. A previsão é de que o volume de chuvas continue elevado, podendo alcançar até 300 milímetros em algumas áreas.