Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    A liberação de saques do FGTS e mais notícias da manhã de 8 de abril

    As informações mais importantes do começo desta quarta-feira

     

    A edição da medida provisória que permite novos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); as controvérsias da hidroxicloroquina no combate ao novo coronavírus no país; os brasileiros cadastrados para receber auxílio emergencial; a desistência do governo de afrouxar o isolamento e o recomeço de Wuhan – epicentro da COVID-19 na China – após fim das medidas de restrição de circulação na China são os destaques de 8 de abril de 2020.

    FGTS

    O governo liberou o saque de R$ 1.045 de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a partir de 15 de junho, por meio de Medida Provisória (MP) publicada na noite desta terça-feira (7). A mesma MP decide acabar com o PIS-Pasep. A publicação vem logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria 24 horas para decidir sobre o assunto.

    Hidroxicloroquina

    Apesar de Mandetta reafirmar que o ministério da Saúde não recomendará oficialmente o medicamento, ele entende que os médicos podem receitar a hidroxicloroquina, desde que comuniquem sobre os riscos envolvidos ao paciente. Nos Estados Unidos, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças removeu do seu site orientações sem embasamento científico que informavam médicos sobre como prescrever a substância.

    Auxílio emergencial

    Quase 20 milhões de brasileiros já se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600. O cadastro pode ser feito pelo site do banco ou pelo aplicativo “Caixa | Auxílio Emergencial”, disponível para download em smartphones. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que, além do benefício, milhões de brasileiros terão uma conta poupança de graça, podendo fazer transferências, pagamento de contas e saques.
     

    Isolamento

    O ministério da Saúde voltou atrás na proposta de afrouxar, a partir do dia 13, o isolamento em regiões com mais leitos disponíveis. Segundo nota divulgada, a data era apenas “uma sinalização” e a reabertura gradual só seria possível com um reforço no sistema de saúde. No Rio, o governador Wilson Witzel (PSC) publicou decreto que libera a reabertura do comércio em 30 municípios sem casos do novo coronavírus.

    Wuhan

     

    A cidade chinesa de Wuhan, o primeiro epicentro da crise do novo coronavírus, encerrou as medidas de restrição de circulação, reabrindo as suas fronteiras. Foram 76 dias de bloqueio da cidade, que abriga 11 milhões de habitantes. Residentes e visitantes saudáveis poderão, finalmente, utilizar trens, voos e rodovias de acesso.

    Tópicos