Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    85 novos brigadistas reforçarão o combate às queimadas no AM a partir desta segunda

    Desde junho, o Corpo de Bombeiros já combateu mais de 11 mil focos de incêndio no estado

    Letícia Cassianoda CNN*

    O governo do Amazonas antecipou a contratação de 85 brigadistas para o Corpo de Bombeiros do estado. Os contratados já devem começar o reforço no combate às queimadas a partir desta segunda-feira (2).

    A confirmação foi feita durante uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, na última quarta (28). Na mesma ocasião, o governador Wilson Lima assinou decretos de Situação de Emergência e Situação de Emergência em Saúde Pública para os 62 municípios.

    As primeiras cidades a receberem os novos brigadistas são Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Para o próximo mês, a expectativa é realizar a contratação de mais 68 brigadistas para atuação nos municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 novos brigadistas.

    Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a contratação dos primeiros 85 profissionais foi adiantada com R$ 1 milhão em recursos estaduais. O investimento será reembolsado pelo Programa Floresta em Pé, do Banco Alemão KFW, que está sendo implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

    Recorde de queimadas

    O Amazonas enfrenta um aumento preocupante no número de queimadas, seca antecipada e queda nos níveis dos rios, no mês de agosto.

    De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 7.130 focos de incêndio no último sábado (24), um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior. No domingo (25), toda a Amazônia Legal contabilizou 1.894 focos de incêndio ativos.

    Paralelamente à crise dos incêndios, segundo o último boletim divulgado pelo governo do estado, a estiagem no Amazonas fez com que 20 municípios fossem colocados em situação de emergência, afetando aproximadamente 287,7 mil pessoas. Calcula-se que esse dado representa cerca de quase 72 mil famílias.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação já combateu mais de 11 mil focos. Mais de 600 agentes atuam em todo o estado no combate ao desmatamento e às queimadas. 

    Tópicos