Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    21% dos portugueses acham imigração boa para o Brasil, mas ruim para Portugal

    Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mostram que o número de brasileiros morando no país europeu cresceu de 81.251 em 2016 para 211.958 em abril de 2022

    Ingrid Oliveirada CNN , em São Paulo

    Uma pesquisa divulgada pelo Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) mostrou que dois em cada dez portugueses (21%) consideram a imigração de brasileiros boa para o Brasil mas ruim para Portugal.

    Essa opinião é mais frequente nas faixas etárias mais jovens, sendo 18 a 34: 24% e 35 a 54: 26%.

    O levantamento ouviu 800 pessoas com mais de 18 anos de cada país, em agosto deste ano. A abordagem aos entrevistados foi feita por meio de entrevistas telefônicas (CATI) e online (CAWI).

    O objetivo da pesquisa era avaliar o conhecimento e percepções dos brasileiros e portugueses sobre os 200 anos da Independência do Brasil em relação a Portugal, e a agenda para os próximos anos.

    Em ambos os países, predomina uma visão favorável da imigração de brasileiros para Portugal e o fato de estes já serem a maior colônia estrangeira naquele país. 73% dos brasileiros e 64% dos portugueses consideram um bom negócio para ambos os países a imigração de brasileiros.

    Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa, apontam que o número de brasileiros morando em Portugal cresceu de 81.251 em 2016 para 211.958 em abril de 2022.

    No que se refere a Lei de estrangeiros em Portugal, que facilitou a entrada e o acesso ao trabalho para brasileiros, 84% dos entrevistados se disseram favoráveis, já em Portugal, essa favorabilidade é de 51%.

    Entre os brasileiros com nível superior e renda mais alta, a opinião positiva sobre a reforma chega a 90%. Em Portugal, novamente os jovens são os menos favoráveis.

    A pesquisa também avaliou como os cidadãos de cada país veem o outro. 61% dos brasileiros veem Portugal como um país com oportunidades de melhorar de vida, enquanto 5% dos portugueses enxergam o Brasil assim.

    Além disso, 6% dos brasileiros consideram as terras portuguesas um bom local para morar, enquanto 2% dos cidadãos portugueses consideram o Brasil um bom local para morar.

    Em maioria dos entrevistados, brasileiros e portugueses sentem-se bem ou mais ou menos informados sobre o país irmão. Esse percentual chega a 81% entre os portugueses e soma 69% entre brasileiros.

    Tópicos