Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Live Update

    Internacional

    Veja as últimas informações sobre o conflito armado em Israel

    Foto: Ashraf Amra/Reuters

    Publicado em 08/10/2023 às 09:01PM

    EUA enviam mais caças ao Oriente Médio para reafirmar força do país na região, diz fonte

    Os Estados Unidos estão posicionando mais caças no Oriente Médio, em um plano para reafirmar a força do país na região, disse à CNN um funcionário do governo americano familiarizado com a operação.

    A medida incluirá o deslocamento de caças F-35 e F-15, duas das mais potentes capacidades ar-ar e ar-solo da Força Aérea, segundo a fonte.

    Embora o número exato de aeronaves não esteja claro, o funcionário destacou que provavelmente serão cerca de 20 a 25 caças indo para a região.

    Assim, as autoridades querem dissuadir qualquer possível agressão iraniana ou expansão dos combates para além das fronteiras de Israel, complementou a fonte.

    O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou também neste domingo que o país irá aumentar os seus esquadrões de caças no Médio Oriente sob o Comando Central dos EUA.

    Além dos F-35 e F-15, Austin também informou que esquadrões F-16 e A-10 na região seriam reforçados.

    Os caças F-35 foram deslocados para o Oriente Médio em meados de julho deste ano, em resposta à agressão iraniana no Estreito de Ormuz, uma via navegável crítica na região.

    A implementação dessa primeira leva de veículos foi concluída há apenas alguns dias, mas mais aeronaves de quinta geração irão para a região após a escalada entre Israel e o Hamas e as preocupações de que possa se tornar um conflito regional.

    No final de março, os Estados Unidos enviaram aviões de ataque A-10 para a região após o aumento da agressão iraniana contra as forças norte-americanas na Síria.

    Os A-10 foram então transferidos para monitorar o Estreito de Ormuz, após uma série de tentativas de domínio da área por parte das forças marítimas iranianas.

    Compartilhe: