seg - sex
Apresentação
Ao vivo
A seguir
O presidente russo, Vladimir Putin, fez seus primeiros comentários públicos na quinta-feira (24) sobre o acidente de avião que se acredita ter matado Yevgeny Prigozhin, dizendo que o líder do Grupo Wagner era “talentoso”, mas cometeu “graves erros na vida”.
O acidente de quarta-feira (23) ocorreu a noroeste de Moscou e matou todos a bordo, segundo a agência de aviação russa, incluindo Prigozhin, chefe do grupo mercenário que ganhou destaque por seus métodos brutais em todo o mundo e por suas vitórias no campo de batalha na guerra da Ucrânia.
As autoridades ainda estão identificando os corpos.
“Em primeiro lugar, quero expressar as minhas sinceras condolências às famílias de todas as vítimas, isto é sempre uma tragédia”, disse Putin.
“Na verdade, se eles estivessem lá, parece… informações preliminares sugerem que funcionários do Grupo Wagner também estavam a bordo”, disse Putin durante uma reunião com o chefe da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), Denis Pushilin, no Kremlin.
Falando sobre Prigozhin no passado, Putin disse que conhecia o chefe do grupo “há muito tempo” e que ele era “um homem talentoso, um empresário talentoso”.
“Ele era um homem de destino difícil, cometeu erros graves na vida e alcançou os resultados necessários tanto para si mesmo quanto quando lhe perguntei sobre isso – por uma causa comum, como nestes últimos meses”, disse o presidente russo.
A queda do avião de Prigozhin aconteceu dois meses depois de Prigozhin e Wagner encenarem a sua insurreição, o maior desafio à autoridade de Putin durante o seu longo governo.