Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    São Paulo recebe exposição sobre influência de línguas africanas no Brasil

    Mostra será inaugurada na sexta-feira (24), no Museu da Língua Portuguesa; veja os valores

    Caroline Ferreirada CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='8055093' id_galeria='8055060' html_id_prefix='featured_' ]

    O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, inaugura, na próxima sexta-feira (24), a exposição temporária “Línguas africanas que fazem o Brasil”, com curadoria do músico e filósofo Tinganá Santana.

    A mostra, que fica em cartaz até janeiro de 2025, destaca a influência de línguas como iorubá, eve-fon e do grupo bantu no português falado em solo brasileiro – seja na forma de entonação, no vocabulário propriamente dito, na pronúncia ou, ainda, na construção do pensamento.

     

    Tal presença ainda pode ser sentida em diferentes manifestações culturais, como a música, a arquitetura, festas populares e rituais religiosos, por exemplo. 

    Vale citar que a exposição recebe o público com 15 palavras oriundas de línguas africanas que estarão impressas em estruturas ovais de madeira penduradas pela sala.

    Detalhes da exposição "Línguas africanas que fazem o Brasil"
    Detalhes da exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil” / Guilherme Sai

    Outro destaque no espaço, será a obra do artista plástico J. Cunha, que apresenta um tecido estampado com os dizeres “Civilizações Bantu” – peça que vestiu o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, durante o Carnaval de 1996.

    Cerca de 20 mil búzios, que na tradição afro-brasileira são usadas em práticas divinatórias e atuam como uma linguagem que conecta o mundo físico ao espiritual, também estarão suspensos no ambiente.

    Videoinstalações e canções populares

    Duas videoinstalações da artista Aline Motta integram o projeto. Na obra “Corpo Celeste II”,  a profissional busca potencializar as formas milenares de grafias centro-africanas, especificamente as do povo bakongo.

    Enquanto isso, em “Corpo Celeste V”, quatro provérbios em qucongo, umbundo, iorubá e quimbundo, traduzidos para o português, serão exibidos em movimento nas paredes e em diálogo com “Corpo Celeste III”

    Canções como “Escravos de Jó” e “Abre a roda, tindolelê” – populares no Brasil e criadas a partir da integração entre línguas africanas e o português, também serão apresentadas, além de outras linguagens não-verbais como cabelos trançados e turbantes.

    SERVIÇO

    Exposição temporária “Línguas africanas que fazem o Brasil”

    • Quando 24/05 a janeiro de 2025
    • Onde: Museu da Língua Portuguesa – São Paulo (Acesso pelo portão A)
    • Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h30 – com permanência até às 18h
    • Ingressos: R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia) – vendas disponíveis na bilheteria e via Sympla
    • Grátis para crianças até 7 anos
    • Grátis aos sábados

    Tópicos