Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Retrato de Marilyn Monroe feito por Andy Warhol pode arrecadar R$ 1 bi em leilão

    A obra de 1964 do rosto de Monroe com cabelo amarelo brilhante, pele rosada e sombra azul claro, é uma das cinco pinturas que Warhol fez da estrela

    Christine Kiernanda Reuters , Nova York

    Um retrato da atriz Marilyn Monroe feito pelo pintor Andy Warhol será leiloado em maio com um valor estimado de 200 milhões de dólares (cerca de R$ 993 milhões) , o que estabeleceria um recorde, anunciou a Christie’s nessa segunda-feira (21).

    A obra, “Shot Sage Blue Marilyn”, “está prestes a ser a pintura mais cara do século 20 já vendida em leilão”, disse Alex Rotter, responsável pela arte dos séculos 20 e 21 da Christie’s.

    A imagem de 1964 do rosto de Monroe com cabelo amarelo brilhante, pele rosada e sombra azul claro é uma das cinco pinturas que Warhol fez de Monroe.

    Warhol “usou uma técnica de serigrafia nessas pinturas que ele nunca mais usou. Era muito complicado”, disse Rotter.

    O trabalho vem da Fundação Thomas e Doris Ammann em Zurique. Todo o lucro da venda beneficiará a fundação, que se dedica a melhorar a vida das crianças em todo o mundo.

    “A venda desta pintura única constituirá o leilão filantrópico de maior arrecadação desde a coleção de Peggy e David Rockefeller, em 2018”, disse o presidente norte-americano da Christie’s, Marc Porter.

    A Christie’s diz que o preço mais alto pago por um Warhol foi pela pintura “Silver Car Crash (Double Disaster)”, que foi vendida por 105 milhões de dólares em 2013.

    Tópicos