Restaurante de Luísa Sonza promove o primeiro casamento LBTQIAP+ coletivo em SP
Empreendimento de Luísa Sonza selecionou cinco casais para celebrarem matrimônio
A unidade paulistana do restaurante Altar Cozinha Ancestral, liderada pelas sócias Carmem Virgínia, Fátima Pissarra e a cantora Luísa Sonza, organizou seu primeiro casamento coletivo LBTQIAP+ na sexta-feira (1º).
O evento selecionou cinco casais para se unirem em matrimônio gratuitamente com as bênçãos dos Orixás por meio dos sacerdotes de religiões de matriz africana Pai Vevé e Dona Carmen Virgínia.
A cerimônia teve parceria com o Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidade (Gema/UFPE) e teve como casal de padrinhos Pepita, uma das primeiras funkeiras trans do Brasil, e seu marido, Kayque Nogueira.
“Nossa missão é promover um ambiente onde todos possam amar livremente, sem medo ou discriminação. Este casamento coletivo é um marco em nossa jornada de inclusão”, enfatiza Dona Carmem Virgínia, sócia do espaço, em comunicado à imprensa.
O Altar Cozinha Ancestral é, além de restaurante, um espaço que reverencia as raízes culturais do Nordeste e a espiritualidade dos orixás, com uma culinária que celebra os sabores tradicionais da região e uma decoração que remete às tradições ancestrais.
Celebração no Recife teve Fafá de Belém
Em 2018, no Recife, a chefe Carmem Virgínia organizou outro casamento coletivo na unidade do restaurante localizada no Recife (PE).
Movida pelo receio de que o ex-presidente Jair Bolsonaro fizesse mudanças na legislação de uniões homoafetivas, a empresária, junto com o Espaço Acolher e o Mães pela Diversidade, celebrou o casamento de 14 casais.
A festa teve a participação de Fafá de Belém, que interpretou a música “Ave Maria”.