Penteados para noiva, madrinha e daminha: tendências de cabelo para casamento
Penteado deve estar em harmonia com o vestido escolhido e refletir o estilo pessoal de cada um
Se tem algo que tira o sono das noivas, além da escolha do vestido, é decidir o penteado para esse grande dia.
Para acertar no visual é preciso considerar o modelo do vestido definido, se vai usar véu, coroa ou tiara, o comprimento do cabelo, qual seu estilo e qual o estilo do casamento.
“Para casamentos ao ar livre, indico tiaras de flores, principalmente para cabelo solto ou preso com coque. Se for casar na igreja, as tiaras com pedrarias ficam mais bonitas”, explica Rodrigo Cintra, hair stylist.
Pensado em tudo isso, veja cinco ideias de penteados para ressaltar sua beleza:
Coque baixo
Para as noivas clássicas e que farão um casamento tradicional o coque baixo é perfeito. Ele é moderno, elegante e atemporal.
Além disso, ele pode ter a construção impecável, com nenhum fio de cabelo fora do lugar ou ter o estilo descontruído, com fios soltos, que dão um ar de modernidade ao visual.
Bastante versátil, essa opção pode ser usada com véu ou outros acessórios. Devido à sua construção, ele é indicado para noivas que têm cabelos longos.
Semi preso
Com caimento impecável e movimento dos fios, os penteados semi presos é democrático e pode ser usado por noivas com cabelos médios ou longos.
O destaque dele fica por conta das ondas que transmitem um ar de modernidade e que são tendência para o ano de 2024.
Ele pode ser usado com véu ou com acessórios que possam dar um brilho a mais nos cabelos e que combine com o vestido, como presilhas de strass.
Penteado de lado
Para as noivas com cabelos longos e que buscam valorizar o comprimento dos fios, os penteados de lado são ótimas opções.
Ele pode ser um rabo de cavalo baixo ou uma trança desconstruída. Os fios mais soltos dão ar de leveza e sensualidade às noivas.
Esse tipo de penteado carrega também um ar glamuroso e normalmente é usado por noivas mais tradicionais que não querem usar véu.
Tranças
Os penteados trançados são versáteis e podem ser usados em diversos tipos de casamentos – dos clássicos, rústicos ou ao ar livre – seja na praia ou no campo.
O estilo mais usado é o desconstruído – que pode ser usado na lateral ou não – e deixam o visual casual e despojado. Quando usada para trás, o penteado deixa os ombros livres valorizando o colo e o rosto.
Além disso, as tranças podem compor outros penteados, como coques e semi presos. Tudo depende do estilo da noiva.
Rabo de cavalo baixo
O tradicional rabo de cavalo tem conquistado as novas com cabelos compridos por sua praticidade.
Para prender, mechas do próprio cabelo dão o acabamento deixando o visual simples, encantador e com ar romântico. É possível dar um toque de brilho através de acessórios.
Este tipo de penteado valoriza o colo, podendo ser usado por noivas com vestidos decotados ou modelos com gola alta.
Madrinhas
Para escolher qual penteado usar nessa ocasião é preciso levar alguns pontos em consideração, como: o horário do casamento, a estação do ano, o estilo da festa e o look da noiva.
As opções para madrinhas e que são tendência, transitam se maneira muito semelhante às opções para noivas, por isso o ideal é que as madrinhas evitem acessórios no cabelo, principalmente os com brilho.
Antes de escolher o penteado para a ocasião, a madrinha deve estar alinhada com a noiva, para entender qual será o penteado dela. O recomendável, é que as madrinhas evitem o mesmo penteado usado pela noiva e não ofuscar o momento dela, que é a estrela do dia.
“As madrinhas devem ter em mente que estarão para sempre no álbum da noiva integrando esse monto especial. Por isso é importante pensar no penteado para não ficar com a cara de cabelo usado no dia a dia”, diz Michael Ribeiro, hair stylist.
Penteados para daminhas
As daminhas dão ar mais leve e de pureza ao casamento, portanto, é importante investir em penteados que passem essas sensações.
Também é preciso escolher um penteado adequado ao tamanho do cabelo para que elas se sintam à vontade e confortável, sem que queiram desmanchar o penteado porque está machucando ou incomodando.
Veja abaixo três modelos de penteados para daminhas que são práticos e costumam durar a festa toda:
Solto
Muitas daminhas possuem os cabelos curtos ou simplesmente não gostam de prender os fios, e nesses casos a melhor opção é usá-lo solto, mantendo a essência da criança e valorizando a naturalidade dos fios.
Uma boa dica é investir em presilhas, coroas de flores ou acessórios que deixam o visual mais romântico e angelical.
Semi preso
Indicado para daminhas com cabelos de comprimento médio ou longo.
Nele, é possível fazer tranças ou ondas maiores que valorizem a beleza natural da criança.
Também vale usar acessórios que harmonizem com o vestido ou até mesmo assessórios iguais aos da noiva.
Coque
Um clássico, o coque é recomendável para daminhas com cabelos médios e longos.
Para elas, é indicado o modelo mais alto, semelhante ao usados por princesas. Também vale apostar em detalhes como fitas e laços para compor.
Esse penteado é bastante usado por ter mais chances de se manter intacto. Mas é preciso ficar atenta se os grampos não estão machucando a criança.