Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    O que é o mapa astral e quais os significados dos planetas e nodos?

    O que significa a Lua no mapa? Qual o ascendente? Entenda como funciona esta ferramenta de autoconhecimento

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN , São Paulo

    “Qual o seu signo?” “Você já fez seu mapa astral?” Mesmo que não conheça ou não goste do assunto, provavelmente você já ouviu perguntas parecidas em algum momento de sua vida.

    Para os adeptos do intrigante e complexo universo da astrologia, o mapa astral é uma ferramenta poderosa para oferecer insights sobre a personalidade, as relações e o destino de cada indivíduo.

    Mas, afinal, o que é o mapa astral e qual é o seu significado? Conforme explica Giovana Guarnieri do Astrolink, site especializado no assunto, trata-se do retrato do céu no momento exato do nascimento, mostrando como estavam posicionados os planetas e demais corpos celestes.

    Esse instantâneo cósmico é disposto em um círculo, dividido em doze segmentos, chamados casas astrológicas, cada uma representando áreas específicas da vida. Os signos do zodíaco ocupam essas casas, enquanto os planetas e outros pontos celestiais são posicionados dentro desse cenário celeste.

    No mapeamento astral, os Nodos Lunares são pontos sensíveis e vitais. Esses nodos, conhecidos como Nodo Norte e Nodo Sul, representam as posições onde a órbita da Lua cruza a órbita da Terra.

    Ainda de acordo com Giovana, os Nodos completam um ciclo pelo zodíaco a cada 18 anos, aproximadamente, marcando fases significativas de desenvolvimento pessoal e coletivo, além de estarem ligados com a formação de eclipses a cada semestre.

    Qual a influência dos Nodos em nossa vida?

    Os Nodos Lunares manifestam naturezas opostas na vida de cada indivíduo, as quais devem ser compreendidas ao longo de cada existência para possibilitar uma gestão eficaz do modelo organizador e promover o progresso pessoal.

    Dessa forma, esses nodos simbolizam os desafios de cada ser, que orientam na busca por um caminho específico, ao mesmo tempo em que revelam características e comportamentos inerentes a natureza individual.

    O Nodo Norte, muitas vezes referido como o “nodo do destino”, aponta para as lições a serem aprendidas nesta vida. Sua posição no mapa astral destaca as áreas em que o indivíduo deve se esforçar para crescer e evoluir. Representa aspirações, metas e o caminho para alcançar o potencial máximo.

    Em contrapartida, o Nodo Sul revela experiências e habilidades já adquiridas em vidas passadas. Ele sugere padrões comportamentais que podem ser confortáveis, mas que também podem representar limitações a serem superadas. Trabalhar com o Nodo Sul envolve entender e integrar as lições do passado.

    A posição dos Nodos Lunares no mapa astral é única para cada indivíduo, e a interpretação envolve considerar os signos zodiacais nos quais estão localizados e as casas astrológicas que atravessam. Esses elementos fornecem pistas sobre as áreas específicas da vida onde as lições kármicas e o crescimento pessoal estão concentrados.

    Mas e os significados dos planetas no mapa astral, quais são?

    • Sol: representa nossa essência básica e é o princípio centralizador do mapa astral;
    • Ascendente: indica o temperamento básico, aparência e a primeira impressão que causamos;
    • Descendente: revela quais aspectos você admira e busca em outras pessoas;
    • Lua: simboliza a natureza instintiva, emoções e comportamento no ambiente privado;
    • Mercúrio: rege o intelecto e a forma como cada pessoa se comunica e processa as informações;
    • Vênus: atrelado à expressão de sentimentos, atração de afeto e percepção de beleza e valores;
    • Marte: representa a força motriz, instinto de luta e motivação para agir;
    • Júpiter: simboliza a sorte, a expansão e o otimismo;
    • Saturno: demonstra o poder de determinação e como cada pessoa enfrenta os desafios;
    • Urano, Netuno e Plutão: Planetas transpessoais que influenciam gerações e aspectos mais profundos da psique e da sociedade;
    • Meio do Céu: indica a direção e o propósito da vida, representa carreira e ambições;
    • Fundo do Céu: mostra o seu lar de origem, ancestralidade e o lar que irá formar.

    Jornada pessoal pelos astros

    • Traços de personalidade: o mapa astral é uma ferramenta singular. O signo solar, por exemplo, que representa a posição do Sol no momento do nascimento, destaca características gerais, enquanto os planetas em diferentes signos e casas adicionam nuances e complexidade ao retrato astrológico.
    • Relações e interações: as posições relativas dos planetas no mapa astral também oferecem insights sobre as dinâmicas interpessoais. Aspectos como conjunções, oposições e trígonos indicam padrões nas relações, influenciando a compatibilidade e os desafios em diversos aspectos da vida.
    • Orientação para o futuro: além de revelar traços de personalidade e padrões de relacionamento, o mapa astral pode fornecer uma visão geral das tendências futuras. A interpretação de trânsitos planetários e progressões lunares pode apontar para fases específicas de crescimento, desafios ou oportunidades.
    Representação da construção de um mapa astral / Pexels

    Como ler o mapa astral?

    Há plataformas online, além de livros sobre o tema, que oferecem a criação gratuita do seu mapa astral. Esses sites fornecem informações básicas sobre cada pessoa e disponibilizam opções adicionais à medida que se explora mais a fundo o perfil astrológico. Importante destacar que a astrologia é uma prática interpretativa e não uma ciência exata, e as interpretações podem variar entre astrólogos.

    Tópicos