Morre designer Fernando Campana aos 61 anos
Anúncio foi feito pela equipe do Estúdio Campana pelas redes sociais nesta quarta-feira
Morreu, nesta quarta-feira (16), aos 61 anos, o designer Fernando Campana. A causa da morte não foi revelada.
O anúncio foi feito através das redes sociais do Estúdio Campana. Na publicação foi pedido que respeitassem “a privacidade da família neste momento”.
Fernando fez carreira ao lado do irmão, Humberto Campana. Juntos fundaram o Estúdio Campana, no final da década de 80, e criaram móveis e obras de arte, tendo como um dos lemas a sustentabilidade.
Até hoje, a dupla de irmãos são um dos poucos brasileiros que possuem peças no acervo no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA.
Os Campana nasceram em cidades do interior de São Paulo – Humberto em Rio Claro, Fernando em Brotas – e de lá se projetaram para o mundo.
Eles colecionam prêmios como arquitetos e designers – em 2009, foram escolhidos como os Designers do Ano de Miami; e em 2013, entraram para a lista da Forbes como um dos 100 brasileiros mais influentes, só para citar alguns.
São aclamados por publicações importantes do setor como a Interni e a Wallpaper, que também os premiou como profissionais de design e arquitetos icônicos. Suas peças estão em coleções permanentes do Moma de Nova York, do Pompidou em Paris, do MAM em São Paulo, entre tantos outros.
Mas a projeção internacional não maculou a brasilidade. Pelo contrário. É a brasilidade genuína e inovadora que os fez ganhar importância.
Os Campana transformaram sarrafos de madeira em uma cadeira que se tornou hype (cadeira Favela). Que eles fizeram transbordar o vime em cima do plástico. Que utilizaram dezenas de metros de cordões que, entrelaçados, se tornaram uma cadeira. Eles são bem-humorados. Como se fossem um Oiticica das cadeiras, dançando em tecidos sem desenhá-los antes.
“Os europeus nos olham com estupor porque não somos projetáveis. O brasileiro encontra a solução nele mesmo”, diz Fernando, citando Jabor.
Tantos rodeios do mundo ocidental para chegar na teoria do sustentável, e os Campana sempre se criaram, e criaram o design brasileiro, com zero quilômetros de distância do que precisavam.
Confira aqui a entrevista que a dupla deu para a CNN em março deste ano.
*Publicado por Marcello Sapio