K-pop: estrelas sul-coreanas viram modelos de grifes globais; entenda
Stray Kids é embaixadora da Tommy e ganhou uma etiqueta especial para identificar a colaboração com a marca
O conjunto de K-pop Stray Kids ganhou uma etiqueta especial para identificar os frutos de sua colaboração com a marca norte-americana Tommy Hilfiger.
A boy band sul-coreana de oito membros é embaixadora da marca e causou uma comoção online quando se tornou o primeiro grupo de K-pop a comparecer ao Met Gala, em Nova York, em maio.
“Fizemos uma etiqueta especial ‘Tommy Hilfiger com os Stray Kids’ e eles adoraram, nós adoramos, e acho que isso ficará na história como provavelmente um dos projetos mais empolgantes que tivemos até hoje”, disse o designer que dá nome à marca em entrevista à Reuters antes do seu desfile na Semana de Moda de Nova York, no domingo (8).
“Nós fomos, se não a marca mais comentada no Met Ball, uma das mais comentadas, por causa da força do que está acontecendo no K-pop e pela nossa associação, acho que foi o momento apropriado.”
Stray Kids são apenas um dos muitos ídolos do K-pop que as casas de moda de luxo estão recrutando como embaixadores de marca, à medida que buscam aproveitar seus seguidores globais.
No ano passado, cerca de 30 estrelas do K-pop foram nomeadas como os novos rostos de marcas como Versace e Dior, enquanto, nos últimos dois meses, Lisa do BLACKPINK, Jin do BTS e Karina do aespa foram anunciados como embaixadores de Louis Vuitton, Gucci e Prada, respectivamente.
“(Os ídolos do K-pop) construíram seu próprio público. Eles criaram sua própria comunidade. Então, quando as marcas trabalham com eles, elas não estão apenas obtendo a cobertura da mídia por trabalhar com essas estrelas do K-pop, mas também acessando essa enorme comunidade de seguidores”, disse Alison Bringe, diretora de marketing da empresa de dados e tecnologia Launchmetrics.
“E por causa dessas diferentes vozes que apoiam as estrelas do K-pop, isso está gerando uma quantidade fenomenal de valor de impacto na mídia, consideravelmente maior do que com celebridades ocidentais.”
Em um relatório sobre a Paris Fashion Week de Moda Masculina Primavera-Verão 2025, realizado em junho, a Launchmetrics disse que a Coreia do Sul foi a terceira região que mais gerou repercussão, grande parte causada por celebridades sul-coreanas.
Agora, as estrelas do K-pop estão entre as celebridades mais aguardadas nos desfiles de moda, frequentemente atraindo os gritos mais altos dos fãs que aguardam do lado de fora. Como de costume, muitos são esperados nesta temporada de desfiles.
“Quando você olha para os fãs de K-pop, eles obviamente gostam dos membros, mas também gostam do brilho e glamour do K-pop. Cada grupo tem seu próprio estilo incrível”, disse Lily, do girl group de K-pop NMIXX e embaixadora da Loewe, à Reuters.
“A moda é muito importante para o K-pop e o K-pop é muito importante para a moda.”
*Com produção de Hussein Al Waalie, Stuart McDill, Gerry Mey, Alicia Powell, Natasha Mulenga, Mike Davidson e Marie-Louise Gumuchian
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