Flores e retratos dentro da geladeira? Conheça nova trend de decoração
"Fridgescaping" tem conquistado fãs e haters no TikTok
Algumas pessoas gostam de deixar cada cantinho de casa com a sua cara. Lynzi Judish já havia decorado todos os cômodos do seu lar… menos o interior da geladeira.
Então ela começou a fazer “fridgescaping”, ou seja, decorar o interior da geladeira como se fosse qualquer outro canto da casa. A nova trend tem encantado alguns e enfurecido outros no TikTok. A palavra vem da união entre “fridge” (geladeira, em português) e “landscaping” (paisagismo, em português).
Há quem se emocione com a estética romântica a 2 °C, outros ficam furiosos com a aparente futilidade de fazer a curadoria de um espaço que a maioria das pessoas nunca verá.
A decoração da geladeira de Judish envolve produtos cuidadosamente dispostos, como um buquê de aspargos em um vaso, e recipientes de armazenamento charmosos, como jarras de vidro rosa e manteigueiras de cerâmica antigas. “Qualquer coisa que embeleze sua comida”, disse ela.
Recentemente, ela começou a escolher temas para a decoração, como “Bridgerton” (ou “Fridgerton”, como Judish chama), trocando embalagens e caixas feias por bibelôs que podem ser levados à geladeira, como porta-retratos ou pequenas estatuetas.
@lynziliving Replying to @sarahschneider550 This fridgerton refrigerator restock was honestly one of the most enjoyable things I’ve done in a while. I just started watching season 3 of Bridgerton, so what better time to romanticize my life with some fridgescaping? 😂 #fridgescaping #bridgerton #bridgertonnetflix #refrigeratororganization #refrigeratorrestock #restock @Netflix @Amazon Home @HomeGoods @anthro @Temu @House Beautiful
Judish admite que fazer tanto esforço para decorar o interior de sua geladeira “talvez pareça excessivo”. Alguns não entendem por que ela colocaria um busto de porcelana, luzes de corda ou flores frescas ao lado de uma bacia de pimentões e de uma garrafa de suco de laranja.
“Sinto que criei uma isca que atrai raiva de maneira muito involuntária”, disse Judish.
@lynziliving 1. Start Small – It’s easy to go all in and go overboard immediately. You want the full effect and you know it will be so satisfying to see it all done. However, this won’t work for everyone. You may decide it’s inconvenient or you don’t eat your produce fast enough. Some simple and easy starters are a butter dish, egg crate and some simple bud vases with edible or food safe flowers. 2. Think About Food Storage – Food storage is complicated and even though you want to display everything, that doesn’t mean you should unless you’re prepared to eat it fast and strategically. Begin with some items stored properly, like herbs, asparagus, and celery in vases and change out the water every few days. Find pretty containers for items you need covered. If you want to display things, begin with items that do well in the open like apples. Berries out in the open are advanced and should not be done unless you plan to use them within two days. 3. Lead Testing – If you’re buying antiques, always lead test before storing food in them. A kit of 30 only costs $10. It’s worth every penny! I’ll be posting more in this series as there’s a lot I’d like to share, so keep your eyes peeled and feel free to ask questions in the interim. #fridgescaping #fridgescape #fridgescapingtips #organizationtips #fridgeorganization #refrigeratororganization #kitchenorganization #fridgegoals #fridgedecor #fridgestorage
Ame ou odeie
O “fridgescaping” não nasceu no TikTok. Judish credita a ideia a Kathy Perdue, uma designer aposentada e ex-blogueira de estilo de vida, que parece ter inventado o termo em uma postagem em seu blog de 2011.
Mas a versão de Perdue era muito mais contida do que o rumo que a trend tomou no TikTok. Ela apenas limpava sua geladeira antes de uma ida ao mercado e armazenava os produtos em recipientes da moda.
“Por que não colocar seus alimentos do dia a dia em recipientes bonitos e ter algo bonito para olhar quando abrir a porta?!” Perdue escreveu em seu blog.
As “fridgescapes” mais populares no TikTok hoje em dia têm mais em comum com uma vitrine de loja decorada para o Natal do que com a versão de Perdue.
A decoração da geladeira ficou tão exagerada que Rebecca Bingham, usuária que costuma postar suas descobertas em brechós no TikTok, não tinha certeza se os vídeos que estava vendo eram “sérios ou não”. Mesmo assim, inspirada por eles, ela criou sua própria decoração de geladeira “exagerada” com velas, vasos, um pequeno espelho e obras de arte bordadas — havia quase menos comida do que bugigangas.
@rebeccathrifts Heard we’re now decorating our fridges. Thought I’d try my hand at fridgescaping using thrifted items! It’s giving brrrrrr- bridgerton! 🥶 #fridgeorganization #fridgescape
Sua decoração, no entanto, era apenas por diversão — ela tirou tudo assim que filmou o vídeo, já que a maioria das coisas não era segura para ser guardada ao lado de alimentos. Então, ela percebeu que seu vídeo era um comentário não intencional sobre o aumento do custo dos alimentos — pode ser mais fácil encher uma geladeira com trecos do que com comida.
“[Fridgescaping] é fácil de satirizar porque pega algo tão básico e prático quanto armazenar sua comida e transforma em um ato estilizado, quase performático”, disse Bingham. “Quando você vê geladeiras organizadas como exibições de museu, cheias de itens separados por cor ou objetos não alimentícios, isso destaca o absurdo de fazer algo funcional parecer perfeito apenas para as redes sociais.”
Críticos do “fridgescaping” discordam da inconveniência e da aparente frivolidade de estender a decoração de interiores para um dos espaços mais íntimos de uma cozinha. Um coro de críticos encontrou recentemente os vídeos de Judish, depois que o “fridgescaping” foi apresentado em um fórum popular do Reddit.
Judish disse que sabe que a ideia “não funcionaria para a maioria das pessoas”. É um processo complexo — seu primeiro “fridgescape” levou horas apenas para limpar bem a geladeira e preparar os produtos, e ela testa todos os seus alimentos armazenados antes de colocá-los na geladeira.
Mas funciona para ela. Judish disse que armazenar seus produtos e mantê-los onde ela pode vê-los a motiva a comê-los antes que estraguem.
“Nunca me senti tão saudável, o que é um efeito colateral muito inesperado”, disse ela.
Ela organiza sua lista de compras em torno de seus temas, o que significa que ela cozinha algo novo toda semana. Quando sua geladeira se tornou uma floresta encantada, ela a encheu com flores comestíveis de seu jardim para que pudesse “comer como uma fada”.
E para uma geladeira inspirada na série histórica de viagem no tempo “Outlander”, ela escolheu produtos que estariam disponíveis para as colônias americanas antes da Guerra de Independência dos Estados Unidos.
@lynziliving 2 months worth of fridgescape themes and many more to come! I have so many fun things planned for the remainder of the year. I am so excited! #fridgescaping #fridgescape #refrigerator #refrigeratororganization #fridgeorganization #kitchenorganization ♬ original sound – kasane teto
Embora seja um trabalho árduo, criar um novo tema a cada duas semanas, abrir a geladeira todos os dias proporciona uma descarga instantânea de dopamina, segundo ela.
Bingham, que prega o “consumo consciente” em sua conta e incentiva seus espectadores a comprar apenas coisas que “tenham um lugar e um propósito”, disse que a nova trend “às vezes pode parecer estar em desacordo com esses princípios”.
Mas, no fim das contas, não vale a pena ficar bravo com o “fridgescaping”. É melhor apreciado, disse Bingham, como “uma tendência lúdica”.