Dia de São Pedro: entenda por que a data é comemorada neste sábado
Primeiro papa e pedra fundamental da Igreja Católica, santo é padroeiro dos pescadores e do Rio Grande do Sul
A comunidade católica espalhada por todos os cantos do mundo celebra, neste sábado (29), o Dia de São Pedro, apóstolo de Jesus Cristo tido pela Igreja Católica com seu primeiro papa. A data marca o dia em que seus restos mortais foram carregados, junto aos de São Paulo, para as Catacumbas de São Sebastião, em Roma, no ano de 257.
Pedro nasceu no final do século 1 a.C., na Palestina, e recebeu o nome de Simão. Antes de virar apóstolo, ele era pescador.
Um dos discípulos mais próximos de Jesus e líder de seus seguidores, foi o próprio Cristo que mudou seu nome para Pedro, para indicar que ele seria a “pedra” sobre a qual ele ergueria sua igreja, segundo a bíblia.
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela”, conforme diz o evangelho de Mateus.
Incumbido da missão por Jesus, Pedro passou a ser o principal evangelizador do catolicismo, seguido por todos os papas que vieram e ainda virão após ele na Igreja Católica.
São Pedro é, ao lado de Santo Antônio e São João, um dos três santos cultuados durantes as festas juninas do Brasil. Sobretudo no Nordeste, o santo é venerado pela crença de que cabe a ele o controle das chuvas, já que foram confiadas a Pedro “as chaves dos céus”. Em seu dia, celebra-se a colheita, a bonança trazida pelas águas e pede-se que no próximo ano não haja seca.
Caruaru ou Campina Grande: veja qual São João é o mais buscado
*Com informações de Fernanda Pinotti, da CNN