Comida de rua: restaurante de kebab de Paris leva título de melhor da França
Streaters se tornou um ponto disputado no bairro com kebab que mistura estilos parisense e berlinense
Macaron, pain au chocolat, croissant. Esses clássicos são sempre lembrados quando se fala de gastronomia francesa. Há um outro prato, porém, que faz a cabeça e o estômago dos franceses, o kebab. E nesse quesito, um restaurante de Paris é medalha de ouro: o Streaters, eleito pelo site especializado Kebab Frites como o melhor kebab da França.
“Foi um dia muito louco quando soubemos do prêmio, os clientes diziam pra gente que a gente estava nos jornais e na internet e a gente não sabia de nada”, conta David Chequir, dono do restaurante, que fica na zona leste de Paris. “A gente teve até que fechar as portas para conseguir atender a todos.”
A estrela do Streaters é o kebab à la Berlim, um bem bolado dos estilos parisiense e berlinense de fazer kebab. O sanduíche leva uma carne assada mista de cordeiro e vaca, legumes frescos, queijo feta e um molho especial. Fritas acompanham. “É um sanduíche leve e agradável de comer, especialmente quando está calor”, diz David.
Proveniente da Ásia Central, kebab é um prato com nome árabe que significa “carne assada”. Barato, simples e rápido, o kebab viajou para a Europa nas últimas décadas junto da imigração árabe e turca, ganhando espaço em capitais e até cidades pequenas. A França hoje tem cerca de 10 mil restaurantes de kebab, segundo a consultoria Gira Conseil.
“Lembro que quando eu era estudante, o kebab era uma opção de refeição barata e popular, especialmente entre trabalhadores da construção”, conta David. “Com o tempo, o kebab se tornou mais sofisticado, com ingredientes de qualidade, menos gorduroso e mais saudável.”
David abriu o Streaters em 2021. Pouco a pouco foi ganhando uma clientela fiel: adolescentes que passam por ali após o fim das aulas, operários da construção civil, policiais e bombeiros, funcionários do Ministério do Interior francês, que fica logo ali ao lado. Tem kebab no Streaters da hora do almoço até pouco depois da hora do jantar.
“A gente vem muito aqui porque é perto do trabalho e prático, além de ser muito bom, o título de melhor kebab da França é merecido”, conta Gaspar Eustache, administrador que frequentemente almoça no Streaters junto com seus colegas de trabalho. “Hoje, acho que o kebab faz parte da comida de rua francesa.”
A estrela do Streaters brilhou para além da rua de Pyrenées, onde está localizado, quando veio o prêmio no começo do ano. O título trouxe não só novos clientes parisienses, mas até turistas de outros países. Hoje, diz David, são cerca de 300 kebabs vendidos por dia. O combo com fritas e refrigerante sai por 13 euros.
“Acreditamos que o segredo está em fazer as coisas corretamente, tratar as pessoas como se fossem da nossa própria família e manter a simplicidade”, diz o dono do restaurante, que faz questão de chamar a equipe toda para posar na foto da CNN Brasil. “Não há nada de milagroso, apenas um compromisso com a qualidade e a recepção calorosa.