“Brat” é eleita a palavra do ano do dicionário Collins; saiba o que significa
Termo ganhou destaque global após ter sido escolhido pela cantora Charli XCX como nome de seu álbum mais recente
O Dicionário Collins elegeu “brat” como sua palavra do ano para 2024, definindo-a como alguém “caracterizado por uma atitude confiante, independente e hedonista“.
“Mais do que um álbum extremamente bem-sucedido, ‘brat’ é um fenômeno cultural que repercutiu globalmente, e o ‘verão brat’ se estabeleceu como uma estética e um estilo de vida”, afirmou a editora britânica do dicionário em um comunicado anunciando a escolha deste ano.
O dicionário creditou a cantora britânica Charli XCX por tornar “brat” uma das palavras mais usadas em 2024 ao usá-la para nomear seu álbum mais recente. Segundo a cantora, brat é “aquela garota que é um pouco bagunceira e gosta de festejar e talvez diga algumas coisas bobas às vezes”.
“Que se sente ela mesma, mas talvez também tenha um colapso. Mas, tipo, festeja apesar disso, é muito honesta, muito direta. Um pouco volátil. Tipo, faz coisas bobas. Mas é brat. Você é brat. Isso é brat”, Charli explicou em um vídeo no TikTok.
Em uma entrevista à BBC, Charli XCX descreveu alguns itens que compõem o verão de uma garota brat: “um maço de cigarros, um isqueiro Bic e uma blusa branca de alças sem sutiã”. Acompanhado por um tom agressivo de verde limão, os elementos visuais e sonoros do brat estavam por toda parte neste ano – incluindo na campanha eleitoral da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
Em julho, Charli XCX deu sua aprovação a Harris, proclamando no X: “Kamala é brat”. Memes e camisetas com o nome de Harris no estilo “brat” vieram depois, com o perfil oficial da vice-presidente no X adotando um banner no estilo “brat”.
A cantora explicou sua escolha de cor para o álbum como “meio que a ideia de fazer algo bastante nojento e transformá-lo em algo que você sabe que as pessoas vão olhar bastante e pensar e perguntar, sabe, por que esse verde?”
Outras palavras pré-selecionadas este ano também devem às redes sociais seu crescimento em popularidade. Entre elas estavam “delulu”, que significa “estar completamente equivocado ou irrealista em suas ideias ou expectativas”, e “looksmaxxing”, um termo comumente usado em comunidades masculinas online que se refere a “tentar maximizar a atratividade da própria aparência física”.
A tendência crescente de “rawdogging” durante viagens – fazer um deslocamento longo sem qualquer forma de entretenimento – também foi reconhecida na lista de finalistas.
Em uma nota mais séria, “anti-turismo” (na esteira dos protestos anti-turistas em toda a Europa neste verão) e “supermaioria” (uma grande maioria em um órgão legislativo que permite a um governo aprovar leis com pouco escrutínio) entraram na lista.
No ano passado, o dicionário nomeou “IA” – “a modelagem de funções mentais humanas por programas de computador” – como sua palavra do ano, afirmando que era “considerada a próxima grande revolução tecnológica”.
“Erupcja”: conheça o filme que terá Charli XCX como protagonista