Bodas de casamento: conheça a lista completa e o que significam
Baseada em tradições da Idade Média, celebração simboliza cada ano de casamento e pode chegar aos 100 anos de união
No sentido literal, as bodas de casamento significam a renovação da promessa feita durante o matrimônio. Quanto mais anos de união, mais histórias, conquistas, frustrações e companheirismo o casal adquire; logo, a trajetória merece ser celebrada.
Pensando em comemorar todas as etapas surgiram as bodas, cada qual com seu significado e a analogia feita com o relacionamento do casal.
De acordo com a assessora de eventos Carolynne Bonfatti, a tradição de celebrar os aniversários de casamento vem da Idade Média.
“Os cônjuges da burguesia ofereciam às suas esposas uma coroa de prata para celebrar e simbolizar os 25 anos de casados e, mais tarde, uma coroa de ouro para simbolizar os 50 anos de união”, explica Carolynne.
“Com o passar do tempo, foram criando simbologias para cada ano de aniversário, tendo sempre a premissa de que, quanto mais tempo de união, maior é a importância do material, representando a construção e o fortalecimento da união e do casamento”, completa.
Conheça a tradição e saiba quais os símbolos atribuídos para celebrar os anos de casamento.
Afinal, o que são bodas?
A palavra “boda” tem origem no Latim com o termo “vota”, que pode ser traduzido como “promessa”. Desse significado surgiu a relação com os votos matrimoniais.
O objetivo das bodas de casamento é renovar as promessas feitas no altar, assim como celebrar os anos de união do casal.
Carolynne Bonfatti afirma que as bodas costumam ser celebradas tanto em uma festa para a família e amigos, de forma mais intimista, apenas para o casal, ou somente com a representação da troca das alianças.
“Diferente da tradicional celebração do casamento, não há um roteiro ou ritos específicos para essa celebração, ficando totalmente a critério do casal a forma que faz mais sentido para eles”, diz.
“Celebrar essa data é reafirmar o amor e o compromisso que o casal assumiu”, completa a assessora de eventos.
Quais são as bodas de casamento?
Seguindo a tradição que teve início na Idade Média, hoje existem bodas com símbolos para representar cada ano de união do casal.
As simbologias podem inspirar os momentos de celebração e relembrar os cônjuges de tudo o que viveram juntos até a data comemorativa.
Carolynne Bonfatti explica que curiosamente existe uma celebração pensada para até os 100 anos de casamento – algo improvável considerando a idade média dos casamentos e a expectativa de vida que está muito distante disso.
A boda que celebra o 100º ano de união é representada pela árvore de Jequitibá, que é resistente, mas exige cuidados.
A assessora de eventos detalha que cada celebração tem uma simbologia. Confira quais são os principais tipos de bodas de casamento e seus significados a seguir.
1º ano – Bodas de Papel
Por ser ainda o primeiro ano de casamento, comemora-se com um material frágil, representando esta característica comum do início de qualquer relacionamento.
5º ano – Bodas de Madeira ou Ferro
Nas bodas de casamento que celebram 5 anos de união, os elementos que simbolizam a celebração são a madeira e o ferro.
A relação faz referência a força e a resistência dos dois materiais. Após alguns anos juntos, o casal aprendeu a resistir e lidar com as adversidades.
10º ano – Bodas de Estanho ou Zinco
Conhecido por poder ser facilmente maleável, significa a receptividade e capacidade de ceder e adaptação aos desentendimentos do dia-a-dia, bem como às particularidades mais “complicadas” da personalidade de cada um.
15º ano – Bodas de Cristal
O cristal é um elemento delicado, porém sólido e transparente, por isso é utilizado para representar as bodas que celebram o 15º ano de casamento.
20º ano – Bodas de Porcelana
Aos 20 anos de união, o casal celebra as bodas de casamento de Porcelana. Esse é um tipo de cerâmica sofisticado e delicado, por isso precisa de zelo.
Nesse contexto, a porcelana representa todo o cuidado e atenção que o casal dedicou ao casamento ao longo dos anos.
25º ano – Bodas de Prata
A prata é um metal nobre, maleável, que quando se une a outros metais, se torna mais resistente, bem como os 25 anos de união.
O casamento foi se fortalecendo ao longo dos anos, com cada desafio e obstáculo, ao mesmo tempo que teve de se manter maleável para conseguir lidar com as diferenças existentes entre ambos, sem perder o seu brilho.
30º ano – Bodas de Pérola
As pérolas se formam de maneira natural no fundo do mar, mas o processo leva anos para acontecer. Por isso demanda paciência, tempo e dedicação, assim como o casamento.
No 30º ano de união, a pérola representa essa paciência e dedicação para construir algo belo.
35º ano – Bodas de Coral
Os corais também são construídos ao longo dos anos no fundo do mar, formando paisagens coloridas e servindo de abrigo para diversas espécies marinhas.
Na celebração das bodas de casamento, o coral representa essa construção, assim como a força e a longevidade da união do casal.
40º ano – Bodas de Esmeralda
Aos 40 anos de casados, o casal celebra Bodas de Esmeralda, pedra que simboliza os sentimentos preservados, o amor fortalecido e as adversidades ultrapassadas ao longo do tempo de casamento.
45º ano – Bodas de Rubi
O rubi é uma pedra sólida, que pode representar a força do casal, assim como a paixão e o amor que cultivaram ao longo dos 45 anos de casados.
50º ano – Bodas de Ouro
Simboliza a nobreza da união, que se manteve forte e inabalável durante todos os anos. A relação com o ouro também remete a tradição medieval de presentear o casal com uma coroa de ouro ao completarem 50 anos de união.
55º ano – Bodas de Ametista
A ametista é uma pedra que tem significado relacionado ao amor, harmonia e evolução espiritual.
Na comemoração de bodas de casamento, a pedra pode simbolizar o carinho, o respeito e os desafios ultrapassados pelo casal, que evoluiu com o passar dos anos.
60º ano – Bodas de Diamante
O casal atingiu um nível de total consolidação, idêntico ao da pedra que representa as bodas de casamento no 60º ano de união. Todos os obstáculos já foram ultrapassados e os dois mantiveram-se juntos.
65º ano – Bodas de Platina
A platina é um material que passa por diversas etapas de preparação para tornar-se mais resistente, por isso é o escolhido para simbolizar os 65 anos de união de um casal.
70º ano – Bodas de Vinho
Aos 70 anos de casados, o casal celebra as Bodas de Vinho. A bebida pode ser maturada em barris de carvalho por anos e, em muitos casos, o processo de envelhecimento eleva o sabor e a qualidade do vinho.
Por isso, ele simboliza uma data tão importante. Um dos casais que chegou a celebrar as Bodas de Vinho foi a rainha Elizabeth II e o príncipe Phillip.
Os dois comemoraram 73 anos de casamento em 2020, meses antes da morte do príncipe.
75º ano – Bodas de Brilhante
Lapidação do diamante, uma consolidação do casamento tão sonhada por muitos casais. O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter e Rosalynn Carter celebraram as Bodas de Brilhante em 2021.
80º ano – Bodas de Carvalho
Esta árvore nobre é dura, impermeável e altamente resistente. Considerada uma árvore sagrada, representa a força moral e física.
85º ano – Bodas de Girassol
No 85º ano, a celebração do casamento é representada pelo girassol. A flor simboliza lealdade, vitalidade e felicidade, elementos presentes em uma união tão duradoura.
90º ano – Bodas de Álamo
O álamo é uma árvore nativa da Europa, conhecida pela sua resistência, mesmo a temperaturas intensas. Por isso, representa os 90 anos de união de um casal.
95º ano – Bodas de Sândalo
O sândalo também é uma árvore, tipicamente indiana. Da madeira dessas árvores, são extraídos óleos essenciais, conhecidos na aromaterapia pela conexão espiritual, bem-estar e longevidade.
Esse sentimento é o que o sândalo representa nas bodas que celebram os 95 anos de união.
100º ano – Bodas de Jequitibá
Por ser uma árvore muito resistente, mas que exige manutenção e cuidado, a boda que comemora os 100 anos faz analogia à força da natureza.
Bodas de casamento mês a mês
Cada ano de união é celebrado com bodas de casamento e seus significados, mas os casais recém-casados também podem comemorar os meses de aniversário com essa tradição.
Isso porque também existem representações para cada mês, do primeiro ao 11º, antes do casal completar um ano de casamento.
Confira quais são os 11 tipos de bodas criados para simbolizar cada mês:
- 1º mês: Bodas de Beijinhos;
- 2º mês: Bodas de Sorvete;
- 3º mês: Bodas de Algodão-doce;
- 4º mês: Bodas de Pipoca;
- 5º mês: Bodas de Chocolate;
- 6º mês: Bodas de Pluminha;
- 7º mês: Bodas de Purpurina;
- 8º mês: Bodas de Pompom;
- 9º mês: Bodas de Maternidade;
- 10º mês: Bodas de Pintinhos;
- 11º mês: Bodas de Chicletes.