Autor do best-seller “O Caçador de Pipas” se diz orgulhoso da filha transgênero
O escritor Khaled Hosseini descreveu em seu Instagram como foi o processo da filha Haris, de 21 anos, se assumir transgênero: "Ela me ensinou sobre bravura, sobre verdade"
O aclamado escritor Khaled Hosseini disse que “nunca esteve mais orgulhoso” de sua filha, depois que ela se assumiu transgênero.
O romancista afegão-americano publicou uma foto em preto e branco de sua filha nas mídias sociais nesta quarta-feira (13), com uma mensagem sincera sobre o assunto.
Hosseini, cujo trabalho inclui os romances best-sellers “O Caçador de Pipas”, “A Cidade do Sol” e “O Silêncio das Montanhas”, escreveu no Instagram: “Ontem, minha filha de 21 anos, Haris, veio ao mundo como transgênero”.
Reconhecendo os desafios que Haris enfrentou para chegar a um acordo com sua identidade, Hosseini continuou: “Eu sei sobre a jornada de Haris desde o ano passado e a vi passar por alguns momentos pessoais muito difíceis. A transição é uma tarefa tão complicada – emocionalmente, fisicamente, socialmente, psicologicamente – mas Haris enfrentou cada desafio com graça, paciência e sabedoria”.
“Como pai, nunca estive mais orgulhoso dela. Estou encantado por agora ter não uma, mas duas lindas filhas. Acima de tudo, estou inspirado pela coragem de Haris, sua coragem de compartilhar com o mundo seu verdadeiro eu. Ela ensinou tanto a mim e à nossa família sobre bravura, sobre verdade. Sobre o que significa viver autenticamente. Eu sei que esse processo foi doloroso para ela, cheio de tristeza e ansiedade. Ela está sóbria diante da crueldade a que as pessoas trans são submetidas diariamente. Mas ela é forte e destemida.”
Ver essa foto no Instagram
Nascido em Cabul, Afeganistão, em 1965, Hosseini chegou aos EUA com sua família com pedido de asilo em 1980. Ele é Embaixador da Boa Vontade do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, desde 2006.
Seus livros foram publicados em mais de 70 países e venderam mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo, de acordo com seu site.
Hosseini, cuja família é baseada na Califórnia, também compartilhou uma imagem em preto e branco de si mesmo com Haris quando criança.
Em entrevista à CNN em 2013, Hosseini disse que se tornar pai teve um grande impacto em sua escrita.
“Não há dúvida de que ele transformou e informou minha maneira de escrever”, disse ele.
Explicando por que muitas vezes escreve sobre crianças à beira da adolescência, ele disse na época que é fascinado por “aquela idade de 12 anos ou mais, quando os fundamentos do mundo que a criança conheceu até agora estão começando a rachar, e o mundo está se revelando mais sutil, mais complicado, mais confuso, mais preocupante (do que eles imaginavam).”