Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ano Novo Chinês: conheça a lenda da fera “Nian” e outras tradições

    O mito de "Nian" é o pano de fundo de algumas das principais tradições do Ano Novo na China, desde os fogos de artifício até a utilização da cor vermelha

    Durante a celebração do Ano Novo Chinês, o Jardim Yu Yuan é decorado com lanternas e iluminação, 2024 é o ano do Dragão no calendário lunar chinês.
    Durante a celebração do Ano Novo Chinês, o Jardim Yu Yuan é decorado com lanternas e iluminação, 2024 é o ano do Dragão no calendário lunar chinês. Yfan Zhang/Getty images

    Maggie Hiufu Wongda CNN

    Neste preciso momento, milhões de pessoas em todo o mundo estão ocupadas com a preparação de um dos maiores festivais do ano – o Ano Novo Lunar, que marca a primeira lua nova do calendário lunar.

    Este ano, a data cai em 10 de fevereiro, dando início ao Festival da Primavera de 15 dias.

    Quer você não esteja familiarizado com o Ano Novo Lunar ou precise de uma atualização, este guia destacará algumas das tradições mais comuns associadas à ocasião.

    Por que acender fogos de artifício e usar vermelho? Conheça “Nian”

    Existem inúmeros contos populares associados ao Ano Novo Lunar, mas o mito de “Nian” se destaca como um dos mais divertidos.

    Diz a lenda que Nian era uma fera subaquática feroz com dentes e chifres afiados. Toda véspera do Ano Novo Lunar, ele rastejava pela terra e atacava uma vila próxima.

    Numa dessas ocasiões, enquanto os aldeões corriam para se esconder, um velho misterioso apareceu e insistiu em ficar por perto, apesar de ter sido avisado da desgraça iminente.

    Para surpresa dos aldeões, o velho e a aldeia sobreviveram ilesos.

    O homem alegou ter assustado Nian pendurando faixas vermelhas na porta, acendendo fogos de artifício e vestindo roupas vermelhas.

    É por isso que usar a cor ígnea, junto com faixas vermelhas penduradas e acender fogos de artifício, são tradições do Ano Novo Lunar, todas as quais ainda são seguidas hoje.

    Por que é o Ano do Dragão?

    Embora incrivelmente complexo, o calendário do zodíaco chinês é melhor descrito como um ciclo de 12 anos representado por 12 animais diferentes, nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

    O seu signo animal do zodíaco é determinado pelo seu ano de nascimento, o que significa que 2024 receberá muitos bebês dragões no mundo. Os nascidos em 2025 serão cobras e assim por diante.

    Os seguidores acreditam que para cada signo do zodíaco chinês, a sorte dependerá em grande parte das posições do Tai Sui – um nome coletivo para as divindades estelares que se pensa girarem paralelamente e na direção oposta de Júpiter.

    Diferentes mestres da geomancia podem interpretar os dados de maneira diferente, mas geralmente há um consenso sobre o que o ano significa para cada animal do zodíaco com base nas posições das estrelas.

    A preparação

    Diversão à parte, o Ano Novo Lunar pode realmente dar muito trabalho. As festividades duram frequentemente 15 dias – por vezes até mais – com diferentes tarefas e atividades a decorrer durante esse período.

    Tudo começa cerca de uma semana antes do ano novo.

    Bolos e pudins festivos são feitos no 24º dia do último mês lunar (3 de fevereiro de 2024). Por que? A palavra para bolos e pudins é “gao” em mandarim e “gou” em cantonês, que tem o mesmo som que a palavra para “alto”.

    Como resultado, acredita-se que comer essas guloseimas levará a melhorias e crescimento no próximo ano. (Se você ainda não preparou o seu próprio “gou”, aqui está uma receita fácil de bolo de nabo, um prato adorado do Ano Novo Lunar.)

    E não se esqueça do nosso amigo Nian. Nenhuma preparação para o Ano Novo Lunar estaria completa sem a já mencionada suspensão de faixas vermelhas com frases e expressões auspiciosas (chamadas fai chun em cantonês, ou chunlian, em mandarim) em casa – começando pela porta da frente.

    Eles cumprirão uma função dupla – manter Nian afastado e atrair boa sorte.

    Nem todo trabalho de preparação é divertido. Segundo a tradição do Ano Novo Lunar, uma grande limpeza deve ser realizada nas residências no dia 28 do último mês lunar, que cai em 7 de fevereiro deste ano.

    O objetivo é livrar sua casa do azar acumulado no ano passado.

    E não limpe nada até 12 de fevereiro, ou você estará lavando toda aquela boa sorte que veio no início do ano novo.

    Por falar no assunto, alguns dizem que você também não deve lavar ou cortar o cabelo no primeiro dia do ano novo.

    Por que? O caractere chinês para cabelo é o primeiro caractere da palavra para prosperar. Portanto, lavá-lo ou cortá-lo é visto como lavar sua fortuna.

    Você também deve evitar comprar calçados durante todo o mês lunar, já que o termo para sapatos (haai) soa como perder e suspirar em cantonês.

    Véspera do Ano Novo Lunar: A grande festa

    Um grande jantar de reunião familiar geralmente é realizado na véspera do Ano Novo Lunar, que cai em 9 de fevereiro deste ano.

    O cardápio é cuidadosamente escolhido para incluir pratos associados à sorte, incluindo peixes (a palavra chinesa para isso também soa como “excedente”), pudins (simboliza o avanço) e alimentos que parecem lingotes de ouro (como bolinhos).

    Na China, os alimentos servidos nestes jantares clássicos variam de norte a sul. Por exemplo, os chineses do norte tendem a comer bolinhos e macarrão, enquanto os chineses do sul não conseguem viver sem arroz cozido no vapor.

    Mas não importa quais pratos você prefira, os alimentos do Ano Novo Lunar são um banquete de jogos de palavras.

    Dia do Ano Novo Lunar: Visitas familiares e pacotes vermelhos

    Na tradição chinesa, o Hongbao é ofertado em diversas ocasiões, tais como casamentos, inaugurações e no ano novo.

    Os primeiros dias do Ano Novo Lunar, especialmente os dois primeiros dias, são muitas vezes um teste de resistência, apetite e habilidades sociais, já que muitas pessoas têm que viajar e visitar familiares próximos, outros parentes e amigos.

    As sacolas são abastecidas com presentes e frutas para distribuir nas casas visitadas. Os visitantes, por sua vez, receberão presentes após trocarem conversas durante as guloseimas do Ano Novo Lunar.

    As pessoas casadas também têm de distribuir envelopes vermelhos para aqueles que ainda não se casaram – tanto crianças como jovens solteiros.

    Acredita-se que esses envelopes – conhecidos como hongbao/lai see – poderiam proteger as crianças, afastando os espíritos malignos chamados sui.

    Dia 3: Visite um templo

    O terceiro dia do Ano Novo Lunar (que cai em 12 de fevereiro de 2024) é chamado de “chi kou/cek hau” ou boca vermelha.

    Acredita-se que é mais provável que as discussões aconteçam neste dia, então as pessoas evitarão interações sociais e, em vez disso, visitarão os templos.

    Enquanto estiverem lá, alguns aproveitarão a oportunidade para fazer ofertas para compensar qualquer potencial azar. Conforme observado anteriormente, para muitas pessoas o Ano Novo Lunar é um momento de consultar as estrelas para descobrir o que está por vir nos próximos meses.

    Todos os anos, certos signos do zodíaco chinês colidem negativamente com as estrelas, por isso as visitas aos templos são consideradas uma boa maneira de resolver esses conflitos e trazer a paz nos próximos meses.

    Dia 7: Aniversário do povo

    Diz-se que o sétimo dia do Ano Novo Lunar (16 de fevereiro de 2024) foi quando a deusa-mãe chinesa, Nuwa, criou a humanidade. Por isso é chamado de renri/jan jat (aniversário do povo).

    Diferentes comunidades na Ásia servirão vários alimentos de aniversário nesse dia.

    Por exemplo, as pessoas na Malásia gostam de yeesang, ou um “Lançamento da Prosperidade” de peixe cru e vegetais ralados, enquanto os cantoneses comem bolinhos de arroz doce.

    Dia 15: Festival das Lanternas

    Ponto alto de todo o Festival da Primavera, o Festival das Lanternas acontece no 15º e último dia (24 de fevereiro de 2024).

    Chamado de Yuan Xiao Jie em mandarim, é considerado o final perfeito para as preparações e celebrações do Ano Novo Lunar, que duram semanas.

    O Festival das Lanternas celebra a primeira lua cheia do ano – daí o nome (Yuan significa começo. Xiao significa noite).

    Marca a partida do inverno e o início da primavera.

    Neste dia, as pessoas acendem lanternas para simbolizar a eliminação das trevas e trazer esperança para o próximo ano.

    Na antiga sociedade chinesa, era o único dia em que as meninas podiam sair para admirar as lanternas e conhecer os rapazes.

    Como resultado, também foi apelidado de Dia dos Namorados Chinês. Hoje em dia, cidades de todo o mundo ainda realizam enormes exibições de lanternas e feiras no último dia do festival.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original