Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zelensky se reúne com líderes do Ocidente em Kiev no 2º aniversário da guerra

    Chefes de Estado e presidente da Comissão Europeia estavam presentes

    O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, o primeiro-ministro italiano, Giorgia Meloni, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, visitam o Muro da Memória em Kiev, Ucrânia
    O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, o primeiro-ministro italiano, Giorgia Meloni, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, visitam o Muro da Memória em Kiev, Ucrânia 24/02/24 - Serviço presidencial de imprensa da Ucrânia via REUTERS

    Julia KesaievaNathan Hodgeda CNN

    Kiev/Londres

    O gabinete presidencial ucraniano divulgou no sábado (24) um vídeo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky junto de autoridades depositando flores no Muro da Memória em St. Praça de São Miguel, em Kiev, para marcar o segundo aniversário da invasão russa em grande escala da Ucrânia.

    Estavam presentes na solenidade a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni; o primeiro-ministro belga Alexander De Croo; e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

    “Juntamente com os nossos parceiros, homenageamos as nossas pessoas mais corajosas que lutaram pela Ucrânia e pela liberdade e deram as suas vidas para que a Ucrânia pudesse viver”, dizia um comunicado que acompanha o vídeo. “Glória eterna e gratidão aos nossos heróis!”

    Os líderes ocidentais também se encontraram com Zelensky no aeroporto de Hostomel, que tinha sido tomado por tropas russas transportadas por helicóptero nas primeiras horas da invasão. As tropas russas abandonaram o aeroporto durante a retirada dos arredores de Kiev.

    A demonstração ocidental de solidariedade à Kiev surge em meio a preocupações sobre a diminuição do apoio à Ucrânia e ao risco do fim dos pacotes de ajuda por parte dos Estados Unidos.

    “A única maneira de vencer é aumentar o nosso apoio militar”, disse De Croo numa declaração no X. “Como diz o presidente Zelensky: ‘Venceremos esta guerra juntos.’”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original