Zelensky diz que Ucrânia retomou outro assentamento na região de Kharkiv
Localizada no leste do país, Kharkiv é uma das maiores cidades da Ucrânia
A Ucrânia libertou de forças russas o assentamento de Chkalovske, na região de Kharkiv, disse o presidente Volodymyr Zelensky no Telegram neste domingo (11).
Localizada no leste do país, Kharkiv é uma das maiores cidades da Ucrânia.
“Outro assentamento libertado! Graças à 14ª brigada mecanizada separada com o nome do príncipe Romano, o Grande, a bandeira ucraniana retornou a Chkalovske, região de Kharkiv”, disse Zelensky.
Em sua mensagem de vídeo diária na sexta-feira, Zelensky disse que as Forças Armadas da Ucrânia libertaram e assumiram o controle de mais de 30 assentamentos na região de Kharkiv.
Quando as forças ucranianas entraram na cidade de Izium no sábado (10), o ato representou mais do que uma grande vitória militar. Foi um sinal de que a guerra na Ucrânia pode estar entrando em uma nova fase, na qual as tropas russas lutam para manter os territórios que capturaram nos últimos seis meses.
As forças russas foram forçadas a fugir da estratégica cidade oriental apenas cinco dias depois que a Ucrânia iniciou uma nova ofensiva para o leste através da região de Kharkiv.
Zelensky afirmou que os militares do país retomaram mais de 2.000 quilômetros quadrados de território desde o início do mês.
“Neste momento, no quadro de ações ativas desde o início de setembro, cerca de 2.000 quilômetros de nosso território já foram liberados”, disse o presidente ucraniano em seu discurso noturno no sábado.
Ele também agradeceu aos militares ucranianos que “se distinguiram na direção de Kharkiv” e aos militares de Balakliya que “devolveram o controle total à cidade”.