Zelensky diz que Rússia pode ficar sem navios se ataques a portos ucranianos continuarem
Fala de presidente ocorre dias após um navio petroleiro ser atacado por drones, num episódio classificado pela Rússia como "ato terrorista"
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou a Rússia de que pode ficar sem navios se as forças de Moscou continuarem a atacar os portos ucranianos.
Em conversa com a mídia latino-americana no domingo (6), Zelensky disse que “não temos tantas armas, mas se continuarem atirando, podem ficar sem embarcações até o final da guerra”, informou o jornal argentino La Nación.
“E é isso que queremos mostrar a eles”, disse o presidente. “A Ucrânia definitivamente responderá a qualquer ataque à população civil e aos corredores de grãos.”
Veja também: Navio petroleiro russo é atingido por ataque de drones na Crimeia
Os comentários de Zelensky ocorrem depois que drones ucranianos atingiram um petroleiro russo e um navio de guerra nos últimos dias.
“Se a Rússia continuar a dominar o Mar Negro e bloqueá-lo com mísseis, a Ucrânia fará o mesmo, o que é uma defesa justa das capacidades da Ucrânia”, acrescentou.
As Nações Unidas condenaram os recentes ataques da Rússia ao armazenamento de grãos ucraniano.
A decisão de Moscou de retirar-se do acordo de grãos do Mar Negro e seus repetidos ataques aos portos e infraestrutura ucranianos “estão causando danos intransponíveis ao setor agrícola da Ucrânia e podem acentuar ainda mais a fome das pessoas mais pobres do mundo”, disse Denise Brown, coordenadora humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Ucrânia, em um comunicado no sábado.