O presidente chinês Xi Jinping enviou uma mensagem ao rei Charles III parabenizando-o por sua ascensão ao trono britânico, informou a agência de notícias estatal Xinhua neste domingo (11).
Charles foi formalmente confirmado como o novo rei do Reino Unido em uma cerimônia rica em tradição e pompa no Palácio de St. James no sábado.
Xi disse no sábado que está pronto para trabalhar com o rei Charles III para melhorar a compreensão mútua e a amizade entre as duas nações, ao mesmo tempo em que fortalece a comunicação sobre questões globais, informou a Xinhua.
O presidente chinês também destacou que este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em nível de embaixador, informou a agência de notícias Xinhua.
Charles III é proclamado rei na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
O rei Charles III foi proclamado rei em cerimônias públicas oficiais realizadas na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte neste domingo (11).
As proclamações públicas são cerimônias tradicionais que anunciam a ascensão do novo monarca.
As cerimónias aconteceram nas cidades de Edimburgo, na Escócia, Belfast, na Irlanda do Norte e Cardiff, no País de Gales, às 8h, no horário de Brasília.
Em reconhecimento ao novo monarca, as bandeiras estão hasteadas a pleno mastro desde o momento da proclamação principal no Palácio de St James, neste sábado (10), e ficaram até uma hora após as proclamações na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.
Às 9h deste domingo, as bandeiras retornaram a meio mastro em luto pela morte da rainha Elizabeth II.
O então príncipe Charles se tornou imediatamente rei após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, nesta quinta-feita (8). Entretanto, a proclamação oficial da ascensão aconteceu no início da manhã deste sábado (10) em uma cerimônia do Conselho de Adesão no Palácio de St. James, em Londres.
Charles III se reunirá com líderes religiosos e da Commonwealth neste domingo
O rei Charles III deve realizar reuniões no Palácio de Buckingham na tarde deste domingo (11) com líderes religiosos e da Commonwealth, de acordo com um comunicado do palácio.
Espera-se que o rei receba o secretário-geral da Commonwealth e o Deão de Windsor, disse o Palácio de Buckingham. Ele também participará de uma recepção com altos comissários do reino.
O Deão de Windsor é o chefe espiritual da Capela de São Jorge do Castelo de Windsor – onde a rainha Elizabeth será enterrada junto de seus pais, sua irmã e do príncipe Philip.
No sábado, Charles prometeu o resto de sua vida à monarquia depois que ele foi formalmente confirmado como o novo rei do Reino Unido durante uma cerimônia no Palácio de St. James.