Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Trump coloca em dúvida o voto, símbolo da democracia dos EUA

    Para o jornalista, pronunciamento feito pelo presidente na noite de quinta, na Casa Branca, coloca os caminhos políticos do país em uma situação grave

    Da CNN

    No quadro CNN Poder desta sexta-feira (6), na CNN Rádio, William Waack analisa pronunciamento do presidente dos EUA, Donald Trump, feito da Casa Branca no qual ele afirmou, sem provas, que não vai permitir que a eleição seja roubada dos republicanos.

    “Veja, a gente pode ter gostado dos EUA ou ter se queixado de coisas que fizeram aqui ou ali, mas uma coisa é inegável: eles fundaram uma democracia razoavelmente bem arrumada, funcionando e que serviu de modelo para muitos países do mundo – com um defeito ou outro”, disse Waack.

    O jornalista, que já acompanhou várias eleições americanas, disse nunca ter imaginado ouvir um presidente norte-americano atacar a democracia do seu próprio país.

    Assista e leia também:
    Acompanhe a apuração da eleição nos EUA em tempo real
    Em quais estados Biden e Trump precisam vencer para ganhar a eleição
    Trump: ‘não podemos permitir que essa eleição seja roubada de nós’
    Republicanos criticam Trump por questionar a lisura das eleições

    “A gente ver o presidente dos EUA, na Casa Branca – símbolo do poder executivo e de quem chega lá pelo voto – dizer que a democracia americana é corrupta, que está sendo roubado (porque o adversário dele está mais próximo de uma vitória) tem graves consequências”, continuou.

    “Isso que Donald Trump fez. Ele está colocando em dúvida o funcionamento do que é essencial no sistema político americano: o voto.  E ele coloca os caminhos políticos do país em uma situação grave.”