Votação na Espanha é encerrada; partidos de direita podem conseguir maioria
As urnas na Espanha fecharam às 15h deste domingo (23), dia no qual os 37 milhões de eleitores espanhóis definiram a composição do parlamento do país
As urnas na Espanha fecharam às 15h deste domingo (23), dia no qual os 37 milhões de eleitores espanhóis definiram a composição do parlamento do país, composto pela Câmara dos Deputados e o Senado.
Pesquisas com eleitores mostram que o Partido do Povo (PP), de oposição conservadora, estava à frente nas intenções de voto, mas sem maioria absoluta. No entanto, essa maioria pode ser alcançada em uma possível aliança como Vox, partido de extrema-direita espanhol.
Uma pesquisa do GAD3 para o grupo de mídia Mediaset, publicada logo após o término da votação e com base em 10.000 intenções de voto coletadas ao longo da campanha eleitoral até sábado (22), mostrou que o PP poderia 150 assentos no parlamento, enquanto o Vox poderia chegar a 31.
A coalizão de esquerda, liderada pelos socialistas do partido do primeiro-ministro, Pedro Sanchez, obteria um total de 149 assentos.
Outra pesquisa, que ouviu 17.000 eleitores, feita pela Sigma Dos para a emissora estatal RTVE, mostrou que nenhum partido estava próximo de obter a maioria absoluta. E uma aliança de direita poderia alcançá-la apenas na margem de erro.
O governo federal é formado a partir das bancadas eleitas para a Câmara – chamada de “Congreso de los Diputados” na Espanha. O partido ou coalizão que conseguir maioria absoluta – 176 das 350 cadeiras – consegue eleger o candidato a primeiro-ministro.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações da Reuters