Votação antecipada para eleição russa começa em região ocupada da Ucrânia
Residentes poderão votar usando passaportes russos ou ucranianos, segundo agência TASS
A votação antecipada para as eleições presidenciais russas está em andamento na região C da Ucrânia ocupada pela Rússia, informou a agência de notícias estatal TASS neste domingo (25).
A TASS, veículo de comunicação russo, disse que as primeiras pessoas a votar seriam os residentes de assentamentos próximos à linha de frente, incluindo militares.
O pleito, que está marcado para o próximo mês, terá Vladimir Putin concorrendo praticamente sem oposição para um quinto mandato, que o manterá no poder até 2030.
O candidato anti-guerra Boris Nadezhdin foi impedido de concorrer na disputa no início deste mês.
Zaporizhzhia é uma das quatro regiões ucranianas que a Rússia disse que iria anexar em setembro de 2022, em violação do direito internacional, após referendos que foram rejeitados como “farsas” pela Ucrânia e por nações ocidentais.
A Rússia já realizou eleições em territórios que ocupou, como parte dos seus esforços para impor a legitimidade russa nas partes da Ucrânia que detém. A TASS informou que os residentes podem votar apresentando passaportes russos ou ucranianos.
Votação em regiões remotas
Ainda segundo a TASS, a votação também começou em algumas áreas remotas da Rússia.
“A votação antecipada em áreas remotas e de difícil acesso para as eleições presidenciais russas começou nas regiões do Distrito Federal do Extremo Oriente”, informou a agência, citando comissões eleitorais regionais.
Aproximadamente 70.000 pessoas poderão votar antecipadamente no distrito, de acordo com o veículo russa.