Vitória de Biden pode deixar Brasil mais isolado no exterior, diz ex-embaixador
Diplomata Rubens Ricúpero falou à CNN sobre situação do Brasil pós-eleições nos EUA
A eleição nos Estados Unidos pode ter impactos também para o Brasil, visto que os dois países têm uma relação próxima. O presidente Jair Bolsonaro já manifestou publicamente o apoio a um segundo mandato de Donald Trump na Casa Branca. Para o diplomata Rubens Ricupero, que já foi embaixador nos EUA e na Itália, a postura foi equivocada, e, dependendo do resultado da eleição, pode deixar o Brasil ainda mais isolado na política externa.
“Se houver a reeleição do presidente Trump, obviamente vai continuar como está. Por outro lado, se Joe Biden for eleito, a situação do Brasil vai ficar muito difícil no exterior porque o país já está muito isolado do ponto de vista internacional”, disse à CNN nesta terça-feira (3).
Leia e veja também:
Disputa nos estados-chave e risco de judicialização marcam reta final nos EUA
Radar Político: As duas visões no governo Bolsonaro sobre a eleição nos EUA
Trump diz que só vai declarar a vitória ‘quando houver vitória’
“Até o momento, o único elo que o Brasil tem no exterior é com o governo americano. Se perder essa âncora, se completará o isolamento brasileiro e vamos ficar numa situação de vulnerabilidade. Se, por exemplo, a situação econômica aqui se agravar e precisarmos de ajuda do Fundo Monetário Internacional ou algo parecido, será indispensável contar com a boa vontade dos Estados Unidos. O governo brasileiro tem sido imprudente em manifestar publicamente sua preferência a um dos candidatos. Isso é algo inédito em nossa história”, completou.
(Edição: Leonardo Lellis)