Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vietnã se prepara para nova tempestade após tufão causar mais de 290 mortes

    Evento climático extremo deve cauar inundações na região central do país asiático

    Khanh Vuda Reuters , Hanói

    O Vietnã está se preparando para mais inundações com uma depressão tropical prevista para se tornar uma tempestade à medida que se dirige para sua costa central, dias após o tufão Yagi ter causado inundações e deslizamentos de terra que mataram mais de 290 pessoas.

    Com uma longa costa voltada para o Mar do Sul da China, o país do Sudeste Asiático é propenso a tempestades tropicais que podem causar um grande número de vítimas e sérios danos à produção industrial e às propriedades.

    A depressão deve se tornar uma tempestade nas próximas 24 horas, disse o governo em um comunicado, ao enviar um alerta às províncias costeiras.

    A tempestade desencadearia fortes chuvas no centro do Vietnã, disse, acrescentando que “a depressão está evoluindo de uma maneira complicada, com possíveis mudanças de curso, velocidade e força”.

    O Vietnã está se recuperando dos impactos do tufão Yagi, a tempestade mais forte a atingir a Ásia este ano, que atingiu sua costa nordeste há 10 dias.

    O tufão e suas subsequentes inundações e deslizamentos de terra mataram 291 pessoas no total, com outras 38 desaparecidas e quase 2.000 pessoas feridas, disse a agência de gerenciamento de desastres nesta terça-feira (17).

    A produção industrial em várias províncias do norte foi interrompida, 235.000 casas foram danificadas e mais de 300.000 hectares de arroz e plantações comerciais foram inundados.

    A possível nova tempestade se aproximaria da cidade central de Danang na noite de quinta-feira ou no início de sexta-feira, de acordo com a agência meteorológica.

    Autoridades em Danang e na província vizinha de Quang Nam alertaram embarcações no mar sobre a depressão que se aproximava e prepararam planos de busca e resgate, de acordo com seus departamentos de gerenciamento de desastres.

    Tópicos