Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vieira pede por brasileiros em ligação para chanceler do Egito

    Nas próximas horas, Vieira pretende conversar também com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen

    Daniel RittnerThais Arbexda CNN , Brasília

    Na tentativa de incluir o grupo de 34 brasileiros nas próximas levas de civis retirados da Faixa de Gaza, o chanceler Mauro Vieira telefonou nesta quinta-feira (2) à tarde para o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry.

    Na conversa, segundo relatos feitos à CNN, Shoukry se comprometeu a “fazer gestões” amanhã para que os brasileiros sejam incluídos nas próximas listas.

    A expectativa, no Itamaraty, é que dificilmente esse contato telefônico entre os chanceleres tenha efeitos práticos já nesta sexta-feira (3). Há esperança, porém, de que os brasileiros possam ser liberados de Gaza para o Egito em questão de dias — talvez no fim de semana.

    Nas próximas horas, Vieira pretende conversar também com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.

    Diplomatas brasileiros ouviram hoje, na sede do ministério em Jerusalém, que não há ingerência israelense na elaboração das listas e nem discriminação contra cidadãos do país.

    Mais cedo, em entrevista à CNN, o embaixador Alessandro Candeas, chefe da representação do Brasil em Ramallah (Cisjordânia), disse que faltam “critérios claros” sobre as listas de autorizados a deixar Gaza pela passagem de Rafah. “Não há critério transparente. Nos parece relativamente aleatório”, afirmou Candeas.

    Veja também – 341 estrangeiros deixaram Gaza nesta quinta (2)

    Tópicos