Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeos mostram militares russos avançando em direção à fronteira com a Ucrânia

    Através de geolocalização, CNN Internacional analisou e autenticou clipes de redes sociais que evidenciam deslocamento de tanques e caminhões

    Gianluca MezzofiorePaul P. MurphyTim Listerda CNN

    O acúmulo de forças russas perto da fronteira ucraniana continua em ritmo acelerado, com tudo, desde submarinos e navios anfíbios no Mar Negro até mísseis balísticos de curto alcance e tanques próximos da fronteira nordeste da Ucrânia.

    A CNN geolocalizou e autenticou vídeos compartilhados em redes social desses movimentos – embora provavelmente haja muitos outros que não estão sendo vistos.

    Alguns dos vídeos vêm de fontes oficiais; a maioria é do TikTok ou do YouTube. Eles estão sendo analisados ​​por observadores online e muitas vezes complementam as imagens de satélite.

    Comboios perto de Belgorod

    Aqui está um comboio se movendo perto de Belgorod , no oeste da Rússia, do outro lado da fronteira da grande cidade ucraniana de Kharkiv:

    Há muitas outras evidências do acúmulo militar na região de Belgorod também.

    A CNN geolocalizou esses vídeos na vila de Sereteno, a cerca de 24 quilômetros da fronteira. Eles foram compartilhados no domingo (13) e mostram tanques se movendo pela área.

    Movimentos noturnos

    As forças russas também estão se movendo à noite na área – com tanques sendo descarregados dos trens.

    Há mais neve aqui do no sul – a CNN geolocalizou este vídeo em uma vila perto de Belgorod:

    @user16ki560o55

    ♬ оригинальный звук – Равиль Аладинов

    Tanques ao redor de Voronezh

    A área ao redor de Voronezh também parece ficar cada vez mais movimentada. Uma grande coleção de tanques e veículos de combate de infantaria foi filmada nos últimos dias em um trem que passava. Segundo analistas, fazem parte do 1º Exército Blindado de Guardas russo.

    E visto de outro ângulo:

    @raskolbas19810

    #Украина #путин #война #зеленский

    ♬ оригинальный звук – user7573595603740

    Helicópteros perto de Belgorod

    Nos últimos dias, mais vídeos mostraram a chegada de helicópteros perto da fronteira ucraniana. Eles podem oferecer proteção importante para as tropas terrestres no caso de uma ofensiva. Estes foram filmados perto de Belgorod:

    O acúmulo de forças russas inclui tanques, veículos de combate de infantaria e artilharia pesada – como visto aqui em um trem nos arredores de Belgorod:

    Muito do equipamento está viajando para o sul da cidade de Kursk. A CNN geolocalizou este vídeo, que parece ter sido filmado no último sábado (12).

    @dy0uv271wxdm

    ♬ MALINOVAYA LADA – GAYAZOV$ BROTHER$

    Apoio de mísseis e artilharia

    Michael Kofman, analista de Rússia da CNA, uma organização sem fins lucrativos com sede no estado americano da Virgínia, disse que unidades militares em Kursk “parecem estar se movendo para Belgorod com apoio de artilharia.

    Ele diz que o 1º Exército Blindado de Guardas começou a se mover também – “presumivelmente para uma área final de preparação”.

    De particular preocupação é o movimento de comboios de mísseis balísticos de curto alcance Iskander-M, que parece ter aumentado nas últimas semanas em várias partes do oeste da Rússia.

    @dmitrymartynov25

    #2022 #военнаятехнитка #врекомендации

    ♬ Change My Mind – Clutch

    Se um conflito começasse, eles provavelmente seriam usados ​​para atacar posições fixas ucranianas – como locais de comando e controle. Os mísseis têm um alcance de até 402 km e foram vistos em imagens de satélite recentes.

    Lançadores de foguetes perto da fronteira

    Tropas russas e bielorrussas iniciaram exercícios militares conjuntos na semana passada perto da fronteira polonesa, mas algumas forças russas estão se deslocando a muitos quilômetros de onde os exercícios estão ocorrendo e assumiram posições perto de onde as fronteiras da Ucrânia, Rússia e Bielorrússia se encontram.

    A CNN geolocalizou este comboio, que inclui vários lançadores de foguetes, para um local a cerca de 24 quilômetros ao norte da fronteira ucraniana.

    Armas russas – e navios – continuam se aproximando da fronteira ucraniana. Os locais onde os equipamentos foram pré-posicionados foram progressivamente esvaziados à medida que as unidades avançam.

    Existem unidades russas a poucos quilômetros da Ucrânia, desde o Mar de Azov, ao longo da fronteira ucraniana e na Bielorrússia.

    “O atual acúmulo militar da Rússia perto da Ucrânia é sem precedentes”, tuitou Rob Lee, do Departamento de Estudos de Guerra do King’s College de Londres. “Isso não é como os sustos de guerra anteriores. A quantidade de poder militar aéreo, terrestre e naval russo perto da Ucrânia agora é muito maior”.

    Tópicos