Vídeo: chuva causa estragos em Nova Délhi; uma pessoa morreu
Capital da Índia sofre com volume recorde de precipitação
Uma chuva torrencial causou caos na capital indiana, Nova Délhi, nesta sexta-feira (28), ao receber chuvas recordes em apenas 24 horas, superando a média da cidade para todo o mês de junho.
As fortes chuvas causaram o colapso fatal do telhado do aeroporto, matando uma pessoa e interromperam voos. Veja o vídeo:
A cidade também registrou o fechamento de uma estação de metro, o bloqueio de passagens subterrâneas e enormes engarrafamentos, transformando o alívio da cidade do calor num caos.
“Meu trajeto regular para Karol Bagh geralmente leva 45 minutos, mas hoje já se passou uma hora e 45 minutos por causa do intenso engarrafamento nas estradas”, disse Amir Ansari, morador de Delhi.
A capital indiana de 20 milhões de habitantes recebeu 228,1 mm de chuva em 24 horas em sua principal estação meteorológica de Safdarjung até as 8h30 no horário local, um desvio de 266% do normal, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia (IMD).
Délhi não registrou tanta chuva em todo o mês de junho, pelo menos nos últimos 15 anos, mostram dados do IMD. Nesta sexta-feira, apenas em três horas, as áreas ao redor do aeroporto de Délhi receberam 148,5 mm de chuva, em comparação com 101,7 mm em todo o mês de junho do ano passado.
Especialistas dizem que a Índia precisa cavar mais lagos e lagoas para armazenar a água das fortes chuvas e evitar uma escassez massiva de água em lugares como Délhi e Bengaluru.