Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja reações de líderes mundiais após queda de helicóptero do presidente do Irã

    Aeronave que transportava Ebrahim Raisi e seu ministro das Relações Exteriores fez pouso forçado em região de difícil acesso próximo ao Azerbaijão neste domingo (19)

    Da Reuters

    Governos e autoridades estrangeiras reagiram à notícia de que um helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi e seu ministro das Relações Exteriores caiu enquanto sobrevoava um terreno montanhoso sob forte neblina neste domingo (19).

    Ministério das Relações Exteriores da Rússia

    “A Rússia está pronta para oferecer toda a ajuda necessária na busca pelo helicóptero desaparecido e na investigação das razões do incidente”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, em comentário publicado pela agência de notícias russa RIA.

    Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita

    “O Reino da Arábia Saudita afirma que apoia a República Islâmica do Irã durante estas circunstâncias difíceis e está preparado para fornecer qualquer assistência que os serviços iranianos necessitem”, afirmou o ministério. Ainda de acordo com o comunicado, o governo saudita estava acompanhando as notícias sobre o helicóptero de Raisi com “grande preocupação”.

    Ministério das Relações Exteriores da Turquia

    “Esperamos que as autoridades iranianas, incluindo o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estejam seguros e saudáveis”, afirmou o ministério em comunicado.

    Ministério das Relações Exteriores do Catar

    “Expressamos a profunda preocupação do Estado do Catar com relação ao incidente de difícil pouso do helicóptero do presidente iraniano. Afirmamos a prontidão do Estado do Catar em fornecer todas as formas de apoio na busca pela aeronave do presidente iraniano. Expressamos os desejos do Estado do Catar para a segurança do presidente iraniano, do ministro das Relações Exteriores e de seus companheiros”, disse um porta-voz do ministério em comunicado.

    Comissão Europeia

    O comissário europeu para a gestão de crises, Janez Lenarcic, disse que a comissão ativou serviço de mapeamento por satélite para ajudar nos esforços de busca, na sequência de um pedido de assistência do Irão. O serviço de gestão de emergências, Copernicus, fornece produtos de mapeamento baseados em imagens de satélite.

    Departamento do Estado dos EUA

    “Estamos acompanhando de perto os relatos de um possível pouso forçado de um helicóptero no Irã transportando o presidente e o ministro das Relações Exteriores iranianos”, disse um porta-voz do Departamento de Estado em comunicado.

    Presidente dos EUA, Joe Biden

    Uma porta-voz do presidente Biden, Karine Jean-Pierre, disse aos repórteres a bordo do avião da Força Área que o presidente foi informado sobre a situação. Ela não deu mais detalhes.

    Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev

    “Hoje, depois de nos despedirmos amigavelmente do Presidente (visitante) da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raisi, ficamos profundamente preocupados com a notícia de um helicóptero transportando a delegação a caiu ao aterrizar no Irão.”

    “Nossas orações a Alá Todo-Poderoso estão com o Presidente Ebrahim Raisi e a delegação que o acompanha. Como país vizinho, amigo e irmão, a República do Azerbaijão está pronta para oferecer qualquer assistência necessária.”

    O presidente iraniano estava voltando da fronteira do Irã com o Azerbaijão quando seu helicóptero caiu.

    Governo Iraquiano

    O governo iraquiano disse em um comunicado que instruiu o seu Ministério do Interior, o Crescente Vermelho, e outros organismos relevantes a oferecer ajuda ao vizinho Irã na missão de busca.

    Tópicos