Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja quem já fez história nas eleições de meio de mandato nos EUA

    Embora os resultados levem horas ou até mesmo dias para sair em algumas regiões, candidatos de ambos os partidos já estão celebrando vitórias históricas

    Gregory Kriegda CNN

    Embora os resultados das eleições de meio de mandato nos Estados Unidos levem horas ou até mesmo dias para sair em algumas regiões, candidatos de ambos os partidos já estão celebrando vitórias históricas.

    Antes do dia das eleições , os dois partidos esperavam diversificar seu leque de candidatos eleitos, tanto no Congresso quanto em outros cargos, e parece que estão conseguindo.

    Os republicanos estão animados com o aumento de sua lista de governadoras mulheres e com a eleição de mais representantes latinos na Câmara dos EUA. Os democratas estão no caminho certo para incrementar sua representação LGBTQ nos governos dos estados.

    Em Massachusetts , a democrata Maura Healey, procuradora-geral do estado, está prestes a se tornar a primeira mulher eleita para o governo e primeira governadora lésbica do país. A republicana Sarah Huckabee Sanders, ex-secretária de imprensa da Casa Branca no governo Trump, foi eleita a primeira governadora mulher do Arkansas . E o democrata de Maryland, Wes Moore, será o primeiro governador negro do estado.

    Os resultados das eleições ainda estão sendo apurados, e muitas disputas ainda seguirão em aberto por dias, ou até mesmo por semanas. Por hora, veja abaixo os candidatos que as projeções da CNN indicam que farão história nas eleições de meio de mandato de 2022.

    Alabama

    Senado: a republicana Katie Britt será a primeira senadora mulher do Alabama, segundo projeções da CNN, ao vencer a corrida para suceder seu ex-chefe, o senador aposentado Richard Shelby. Britt foi CEO do Conselho Empresarial do Alabama e era a grande favorita nas eleições deste estado profundamente republicano.

    Duas mulheres já representaram o Alabama no Senado, mas ambas foram nomeadas para preencher vagas em aberto.

    Arkansas

    Governo: a republicana Sarah Huckabee Sanders será a primeira governadora mulher do Arkansas, segundo projeções da CNN, ao conquistar o cargo que seu pai ocupou por mais de uma década. Sanders, que ganhou reconhecimento nacional como secretária de imprensa da Casa Branca no governo Trump, também é a primeira na história dos EUA a governar o mesmo estado em que seu pai foi governador.

    Vice-governo: a republicana Leslie Rutledge será a primeira mulher vice-governadora do Arkansas, de acordo com as estimativas da CNN. Rutledge, procuradora-geral do estado, originalmente queria se candidatar ao governo, mas mudou para vice após Sanders entrar nas disputas primárias do Partido Republicano pelo cargo. No estado do Arkansas, os vice-governadores são eleitos em chapas separadas.

    Com a eleição de Sanders e Rutledge, os estados de Arkansas e Massachusetts serão os primeiros a ter mulheres nos cargos de governador e vice.

    Califórnia

    Senado: o democrata Alex Padilla será o primeiro senador latino eleito pela Califórnia, segundo projeções da CNN, ganhando uma eleição especial para o restante do mandato de Kamala Harris, bem como um mandato completo de seis anos. Padilla, filho de pais imigrantes mexicanos, foi nomeado pelo governador da Califórnia
    Gavin Newsom para o cargo que Harris deixou vago quando se tornou vice-presidente.

    Secretaria de Estado: a democrata Shirley Weber será a primeira secretária de estado negra eleita na Califórnia, de acordo com as projeções da CNN. Weber, que já foi assistente da assembleia estadual, tem ocupado o cargo desde o ano passado, após Newsom a escolher para suceder Padilla, que foi nomeado para o Senado
    dos EUA.

    Procuradoria-Geral: o democrata Rob Bonta será o primeiro procurador-geral de origem filipino-americana eleito na Califórnia, conforme projeções da CNN. Bonta, que nasceu nas Filipinas e imigrou com sua família para os EUA quando era criança, atua no cargo desde o ano passado, após Newsom nomeá-lo para suceder
    Xavier Becerra, que deixou o posto para ser o Secretário de Saúde do presidente Joe Biden.

    42º Distrito: o democrata Robert Garcia será o primeiro imigrante LGBTQ a ser eleito para o Congresso, conforme projeções da CNN, ao vencer a eleição pelo 42º Distrito da Califórnia. Garcia, que imigrou aos 5 anos de Lima, no Peru, no início da década de 1980, é o atual prefeito de Long Beach.

    Connecticut

    Secretaria de Estado: a democrata Stephanie Thomas será a primeira mulher negra eleita para a secretaria de estado de Connecticut, de acordo com projeções da CNN. Thomas, que faz parte da Câmara de Connecticut, sucederá ao titular democrata Mark Kohler.

    Flórida

    10º Distrito: o democrata Maxwell Frost será o primeiro membro da geração Z eleito para o Congresso, conforme projeções da CNN, ao ganhar o cargo pelo 10º Distrito da Flórida . O termo geração Z se refere às pessoas nascidas após 1996. Frost sucederá ao democrata Val Demings, que deixou o cargo para concorrer ao Senado. Na quarta-feira (9), o representante de 25 anos disse a Poppy Harlow, da CNN, que o presidente Joe Biden ligou para felicitá-lo, e contou que era muito jovem para ser empossado como senador quando foi eleito pela primeira vez, aos 29 anos.

    “Ele me perguntou se a situação era a mesma. Eu disse: ‘não, Sr. Presidente, o senhor ganhou de mim. Já tenho idade suficiente para tomar posse no dia 3 de janeiro’. Foi ótimo conversar com ele. Ele também foi eleito muito jovem, então entende o que isso significa”, comentou Frost no programa “CNN This Morning“.

    Frost, que fez da redução da violência armada uma parte central de sua campanha, também afirmou à CNN que trabalhará para aprovar a verificação universal de antecedentes em Washington.

    Illinois

    3º Distrito: a democrata Delia Ramirez será a primeira latina eleita para o Congresso por Illinois, segundo projeções da CNN, ao vencer a eleição pelo 3º Distrito do estado, que sofreu uma reconfiguração. Ramirez, representante da região de Chicago e filha de imigrantes guatemaltecos, também foi a primeira guatemalteca-americana a servir na Assembleia Geral de Illinois.

    Maryland

    Governo: o democrata Wes Moore será o primeiro governador negro de Maryland , conforme projeções da CNN, tornando-se apenas o terceiro governador negro eleito na história dos EUA. Moore, um veterano do Exército e ex-diretor de organizações sem fins lucrativos, sucederá ao governador republicano Larry Hogan.

    Vice-governo: a democrata Aruna Miller será a primeira vice-governadora de origem asiática-americana de Maryland, segundo projeções da CNN. Miller, que imigrou da Índia para os EUA com sua família quando criança, já foi membro da Câmara dos Delegados do estado. Ela foi eleita na mesma chapa que Moore.

    Procuradoria-Geral: Anthony Brown será o primeiro procurador-geral negro de Maryland , de acordo com projeções da CNN. Brown, que atualmente representa o 5º Distrito de Maryland, está há bastante tempo presente na política estadual, tendo também atuado como vice-governador e na Câmara do estado, além de ter concorrido a governador em 2014.

    Massachusetts

    Governo: a democrata Maura Healey será a primeira governadora lésbica na história dos EUA, segundo projeções da CNN, ao vencer a corrida para o governo de Massachusetts. Healey, atual procuradora-geral de Massachusetts, também será a primeira governadora mulher eleita no estado. Com a eleição de Healey e de sua companheira de chapa, Kim Driscoll, Massachusetts e Arkansas serão os primeiros estados a ter mulheres atuando simultaneamente como governadora e vice.

    Procuradoria-Geral: a democrata Andrea Campbell será a primeira mulher negra eleita procuradora-geral de Massachusetts, conforme projeções da CNN. Campbell, que concorreu à prefeitura de Boston no ano passado, já foi a primeira mulher negra presidente da assembleia legislativa da mesma cidade.

    Michigan

    13º Distrito: o democrata Shri Thanedar será o primeiro indiano-americano eleito para o Congresso por Michigan, segundo projeções da CNN, ao vencer a eleição pelo 13º Distrito do estado. Thanedar, que imigrou da Índia para os EUA, foi eleito para a Câmara de Michigan em 2020 e tentou a nomeação do partido Democrata para concorrer a governador em 2018.

    Nova York

    Governo: a democrata Kathy Hochul será a primeira mulher eleita para o governo de Nova York, segundo projeções da CNN, ao vencer um mandato completo de quatro anos para o cargo que assumiu quando o governador Andrew Cuomo renunciou. Hochul, que anteriormente atuou como vice-governadora do estado e deputada
    pela região de Buffalo, derrotará o republicano Lee Zeldin.

    Ohio

    9º Distrito: a democrata Marcy Kaptur vencerá seu 21º mandato para a Câmara de Ohio, segundo projeções da CNN, e se tornará a mulher há mais tempo atuando no Congresso quando tomar posse no ano que vem, representando o 9º Distrito do estado. Kaptur, que foi eleita pela primeira vez em 1982 e é atualmente a mulher há mais tempo no cargo na história da Câmara, vai quebrar o recorde estabelecido por Barbara Mikulski, que representou Maryland na Câmara e no Senado por 40 anos.

    Oklahoma

    Senado: o republicano Markwayne Mullin será o primeiro senador nativo americano de Oklahoma em quase 100 anos, conforme projeções da CNN, ao vencer a eleição especial para suceder ao senador Jim Inhofe, do Partido Republicano, que irá se aposentar em janeiro. Mullin, um membro da Nação Cherokee, atualmente representa o 2º Distrito do estado. O democrata Robert Owen, também membro da Nação Cherokee, representou Oklahoma no Senado de 1907 a 1925.

    Pensilvânia

    Vice-governo: o democrata Austin Davis será o primeiro vice-governador negro da Pensilvânia, de acordo com projeções da CNN, ao vencer a eleição na mesma chapa do candidato a governador Josh Shapiro. Atualmente, Davis é membro da Câmara da Pensilvânia, representando a região de Pittsburgh. Ele será eleito com a chapa do candidato democrata ao governo, Josh Shapiro.

    12º Distrito: a democrata Summer Lee será a primeira mulher negra eleita para o Congresso pela Pensilvânia, conforme projeções da CNN, ao vencer a eleição para o 12º Distrito do estado . Lee, representante da região de Pittsburgh, sucederá ao deputado democrata aposentado, Mike Doyle.

    Vermont

    Distrito: a democrata Becca Balint será a primeira mulher eleita para o Congresso por Vermont, segundo projeções da CNN, ao vencer a eleição para o grande distrito do estado . Com a vitória de Balint, Vermont perderá o posto de único estado dos EUA a nunca ter eleito uma mulher para o Congresso. Balint, presidente temporária do Senado estadual, também será a primeira pessoa LGBTQ eleita para o Congresso por Vermont.

    Procuradoria-Geral: Charity Clark será a primeira mulher eleita procuradora-geral de Vermont, de acordo com as projeções da CNN. Clark serviu anteriormente como chefe de gabinete do procurador-geral democrata T.J. Donovan, que renunciou em junho para atuar no setor privado.

    Tópicos