Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja os temas abordados no discurso de Xi Jinping no Congresso do Partido Comunista

    Presidente da China fez um discurso de quase duas horas neste domingo (16)

    O Presidente da China, Xi Jinping, durante a abertura do 20º Congresso do Partido Comunista
    O Presidente da China, Xi Jinping, durante a abertura do 20º Congresso do Partido Comunista Lintao Zhang/Getty Images

    Da CNN

    O presidente da China, Xi Jinping deu início, neste domingo (20), ao Congresso do Partido Comunista com um discurso de quase duas horas, em que destacou várias prioridades domésticas e internacionais importantes – e ofereceu dicas sobre sua visão para o futuro do país.

    Veja os principais pontos:

    Covid-19

    A China é uma das últimas grandes economias do mundo a aderir fazer uso da política de Covid zero, que visa eliminar as cadeias de transmissão usando controles de fronteira, bloqueios rápidos, testes em massa e quarentena obrigatória. Apesar do forte impacto na economia e da crescente frustração pública, Xi defendeu a medida, indicando uma possível continuidade.

    “Priorizamos as pessoas e suas vidas acima de tudo e perseguimos com afinco a política (Covid zero) ao lançar uma guerra popular total contra o vírus”, afirmou.

    Hong Kong

    A cidade semiautônoma de Hong Kong passou por uma agitação social, política e econômica significativa nos últimos anos, com protestos massivos em 2019, seguidos por uma repressão abrangente – e sua própria crise de Covid.

    Hoje, Xi expôs que as medidas de Pequim na cidade – incluindo a imposição de uma lei de segurança nacional e a revisão do sistema eleitoral – transformaram Hong Kong “do caos em governança”.

    Taiwan

    Xi assumiu uma posição forte na ilha autônoma de Taiwan, onde o Partido Comunista reivindica como seu território, apesar de nunca tê-la controlado.

    A China tem a “resolução e capacidade” de manter sua “integridade territorial”, incluindo sua reivindicação a Taiwan, disse, fazendo um alerta severo.

    “Continuaremos a lutar pela reunificação pacífica com a maior sinceridade e o maior esforço, mas nunca prometeremos renunciar ao uso da força e nos reservamos a opção de tomar todas as medidas necessárias”.

    Crescimento econômico

    Enfrentando uma economia em crise após anos de isolamento no cenário mundial e repressão regulatória interna, o presidente expressou que o país se concentrará em educação e inovação para “renovar o crescimento”.

    A China “acelerará os esforços para alcançar maior autoconfiança em ciência e tecnologia”. Os comentários vêm apenas alguns meses após sua recente repressão ao setor privado do país e às principais empresas de tecnologia.

    Forças Armadas

    Xi também prometeu acelerar os esforços para transformar o Exército de Libertação Popular (ELP) em um “militar de classe mundial”, prometendo melhorar a capacidade do ELP de salvaguardar a soberania nacional.

    Ele pediu que o ELP a fortaleça seu treinamento “sob condições de combate” e melhorar sua “capacidade de vencer”.

    Socialismo

    Xi enfatizou a necessidade de construir “confiança cultural” e desenvolver a cultura socialista da China.

    A China deve “agarrar firmemente a liderança do partido sobre o trabalho ideológico”. Com controles mais rígidos sobre a sociedade chinesa, o país viu um aumento da censura online e uma forte repressão à sociedade civil e dissidência nos dez anos da administração de Xi.

    Outros pontos:

    • Quase todo o salão estava mascarado: com apenas os 25 membros do Politburo, incluindo Xi, e alguns membros do partido na primeira fila sem proteção facial;
    • O funcionário de Peng Shuai: Zhang Gaoli, um ex-funcionário do Partido acusado de agredir sexualmente a estrela do tênis Peng Shuai, sentou-se em uma posição de destaque atrás de Xi durante o discurso — a primeira vez que ele foi visto em um evento ao vivo desde a alegação;
    • O discurso foi mais curto: durou pouco menos de duas horas, em comparação com o discurso anterior de Xi no Congresso do Partido de 2017, que durou mais de três horas;
    • Olhos no chá: Xi parou várias vezes para pigarrear e beber chá – levantando algumas sobrancelhas entre os observadores online. A atenção dada a um gesto tão pequeno diz muito sobre Xi, a quantidade de poder que ele exerce e seu papel descomunal na governança da China, disse o chefe do escritório da CNN em Pequim, Steven Jiang.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original