Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vaticano diz que papa está resfriado e que programação de hoje segue sem alterações após ele faltar a discurso

    Papa justificou sua ausência no encontro com rabinos europeus por ter se sentido mal; apesar disso, encontro com crianças de diferentes países foi mantido para esta segunda-feira (6)

    Philip Pullellada Reuters , em Cidade do Vaticano

    O Vaticano disse nesta segunda-feira (6) que um resfriado foi o motivo pelo qual o papa Francisco deixou de ler um discurso para uma delegação de rabinos europeus.

    A justificativa para o cancelamento da reunião foi que o papa disse que não estava se sentindo bem, ao que o Vaticano comunicou que o líder da igreja católica estaria com um leve resfriado e que seguiria com sua recuperação, mas que os outros compromissos do pontífice para hoje permaneciam sem alterações.

    “Bom dia. Saúdo a todos e dou as boas-vindas e agradeço esta visita, que muito me agrada”, disse o papa à delegação de rabinos europeus. “Mas acontece que não estou bem e por isso prefiro não ler o discurso, mas vou dar uma cópia [do mesmo]”, completou.

    O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o papa de 86 anos continuaria com o restante de seus compromissos que estão agendados para esta segunda-feira, incluindo uma reunião com crianças de diferentes países na parte da tarde.

    Francisco parecia estar com falta de ar ao cumprimentar os rabinos no início da reunião, e o cancelamento do discurso provocou preocupação sobre a saúde do pontífice.

    O quadro do papa argentino merece particular atenção uma vez que ele não tem parte de um dos pulmões, que foi removido quando ele era jovem.

    “O papa Francisco está com um pouco de frio e um longo dia de audiências”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em comunicado.

    “Ele queria cumprimentar os rabinos europeus individualmente e por isso o seu discurso por escrito. O restante das suas atividades continua regularmente”, disse Bruni.

    O papa foi operado em 7 de junho para reparar uma hérnia abdominal. Ele passou nove dias no hospital e parece ter se recuperado completamente da operação.

    Ele fez três viagens ao exterior desde a cirurgia e sua agenda prevê uma viagem a Dubai no próximo mês para a cúpula climática das Nações Unidas COP28.

    VÍDEO: Papa Francisco pede por cessar-fogo entre Israel e Hamas e libertação de reféns

    Tópicos