Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Van incendiada e gás lacrimogêneo: Confusão marca marcha do 1° de Maio em Paris

    Houve confronto entre polícia e manifestantes

    Gás lacrimogêneo disparado e focos de fogo durante a marcha do Primeiro de Maio em Paris
    Gás lacrimogêneo disparado e focos de fogo durante a marcha do Primeiro de Maio em Paris Reuters

    Da Reuters

    A tropa de choque da polícia francesa e manifestantes entraram em confronto durante a tradicional marcha sindical do Primeiro de Maio, o dia do trabalho, em Paris nesta quarta-feira (1°).

    As autoridades dispararam gás lacrimogêneo e usaram cacetetes, e vários focos de fogo puderam ser vistos. Ao menos 45 pessoas foram presas e 12 policiais ficaram feridos.

    Os serviços de emergência foram vistos apagando fogo em uma van na esquina da Rue Moreau com a Avenue Daumesnil, enquanto a polícia cercava o veículo.

    Os protestos começaram na Place de la Republique e seguiam em direção à Place de la Nation, passando pelo Boulevard Voltaire.

    A polícia estimou o número de manifestantes na capital francesa em cerca de 18 mil, embora o sindicato de extrema esquerda CGT tenha informado 50 mil pessoas no protesto.

    Algumas das principais reivindicações dos manifestantes era o custo de vida e a reforma dos subsídios de desemprego, embora alguns também agitassem bandeiras palestinas para mostrar solidariedade ao povo da Faixa de Gaza.

    As autoridades ressaltaram que cerca de 121 mil manifestantes participaram dos comícios do Primeiro de Maio em toda a França, enquanto a CGT informou um número de 200 mil.

    Entretanto, o índice está muito abaixo das mais de 2 milhões de pessoas que o sindicato disse que participaram nos protestos do Primeiro de Maio em 2023, em meio à forte oposição às reformas previdenciárias do presidente francês, Emmanuel Macron, agora promulgadas.