Vale diz que 35 de 39 trabalhadores foram resgatados em mina no Canadá
Os demais funcionários estão sendo retirados, de acordo com comunicado divulgado pela companhia
A mineradora Vale informou que 35 dos 39 trabalhadores que estavam presos em uma mina subterrânea em Sudbury, no Canadá, voltaram à superfície. Os outros quatro funcionários estão sendo retirados.
Segundo a empresa, os 35 saíram da mina por um sistema de escada de saída secundária, por causa dos danos na saída primária.
“Durante a subida, os empregados estão em contato e recebendo suporte de uma equipe formada por 15 pessoas da Vale e da Ontario Mine Rescue, que estão supervisionando a ação de resgate. Estamos disponibilizando suporte médico imediato no local para os empregados, que chegaram saudáveis à superfície e estão ansiosos para voltar para casa e para suas famílias”, disse a Vale em nota.
No domingo, 39 funcionários ficaram presos de 900 a 1.200 metros de profundidade na mina Totten, em Sudbury, Ontário, após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e tornando indisponível o meio de transporte dos empregados — um elevador.
Segundo a Vale, os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão.
“Não há relato de ferimentos e eles têm tido acesso à água e comida”, informou a mineradora.
Os funcionários estão sendo retirados desde domingo (26) à noite.
“Resgatar os empregados de forma segura e rápida é nossa prioridade número um”, acrescentou a empresa.
No primeiro semestre deste ano, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel, segundo a Vale.
A produção na mina está temporariamente suspensa e a companhia avalia medidas necessárias para retomada da produção.