Poucos dias após um atentado a tiros em um supermercado nos Estados Unidos, um homem matou ao menos 21 pessoas em uma escola primária no Texas nesta terça-feira (24). Na avaliação do professor de Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio, em entrevista à CNN, a questão das armas e de ataques como esses no país supera a legislação.
“Me parece que vai muito além de qualquer questão que possa ser solucionada através de legislação. Esse me parece que é um ponto que a gente precisa discutir, ou seja, o quê que temos que conversar sobre a sociedade americana que vai além de propor uma mera mudança na legislação?”, analisou Poggio.
Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre as vítimas, mas confirmaram que o autor do ataque está morto e agiu sozinho. Ele foi identificado como Salvador Ramos, de 18 anos.
“É um nome de origem latina, em uma sociedade, em um condado norte-americano perto do Texas de maioria latina – cerca de 80% das pessoas neste condado são de maioria latina – então, portanto, a gente precisa identificar quais são as causas que estão por trás deste ataque”, afirmou.
Segundo o especialista, o número expressivo de armas circulando no país facilita o acesso a “indivíduos com problemas ou indivíduos que tenham intenções até mesmo de ataques terroristas”.