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    ‘Vagão Um’: como presidentes dos EUA viajavam antes do ‘Força Aérea Um’

    Políticos importantes dos Estados Unidos usaram o Vagão nº 1 para viagens discretas, mas também para se aproximar de eleitores

    Por Will Noble, da CNN

    “Você viaja à noite, voltando para casa, olha para fora, olha pelas janelas, vê as luzes acesas e pensa: o que está acontecendo naquela mesa da cozinha? O que as pessoas estão pensando? Quais são as suas verdadeiras preocupações? “

    Esses pensamentos poderiam ocupar a mente do então senador Joe Biden em seu trajeto de volta para casa de Washington D.C. para Wilmington, Delaware.

    O relacionamento do 46º presidente dos Estados Unidos com os trens parece um romance. Biden viajou mais de três milhões de quilômetros apenas na Amtrak, muitas vezes comendo comida gordurosa com os passageiros e até comprando cafés vendidos no transporte.

    Ele ganhou o apelido de “Amtrak Joe” e escreveu um artigo para a revista Amtrak intitulado “Why America Needs Trains” (Porque os Estados Unidos precisam de trens). Em 2011, a estação de Wilmington foi rebatizada com seu nome em sua homenagem.

    Tudo isso, porém, foi motivado por uma tragédia. Biden foi empossado no Senado em janeiro de 1973, quando acompanhava o filho ferido, Beau, no leito. No mês anterior, Biden havia perdido a esposa, Neilia, e a filha de 13 meses, Naomi, em um acidente de carro envolvendo todos os filhos de Biden.

    O trajeto de trem facilitava a volta do trabalhador, que garantia que ele estaria em casa para dar um beijo de boa noite nos dois filhos sobreviventes.

    Em uma época em que mais de 276 milhões de veículos transitavam nas estradas dos Estados Unidos, a profunda fé de Biden nas viagens de trem parece quase pitoresca.

    Mesmo assim, muitos de seus antecessores presidenciais consideraram-no fundamental para conhecer seu povo e divulgar sua mensagem.

    Trem e Tragédia

    Em maio de 1826, o Coronel John Stevens convidou os locais curiosos de Hoboken para andar em círculos em um motor rudimentar à velocidade vertiginosa de 10km/h.

    Três anos depois, a primeira locomotiva a vapor, a “Tom Thumb”, percorria uma rota instável de 21 quilômetros entre Baltimore e Ellicott Mills, em Maryland.

    O bug ferroviário atingiu os EUA e, em poucos anos, empresas como a Baltimore Ohio Railroad Company e a South Carolina Canal and Railroad Company estavam instalando trilhos no ritmo de Gromit em “The Wrong Trousers”.

    Interior do trem que transportou presidentes dos Estados Unidos
    Interior do trem que transportou presidentes dos Estados Unidos
    Foto: Gold Coast Railroad Museum

    Se Andrew Jackson foi o primeiro presidente a viajar de trem, foi William Henry Harrison quem viu na energia a vapor uma oportunidade para concretizar suas próprias ambições.

    Apropriadamente, sua campanha de 1836 partiu da cidade natal de Biden, Wilmington, até Trenton, em Nova Jersey.

    Harrison foi derrotado, mas voltou a ganhar a próxima eleição. Infelizmente ele é lembrado como o primeiro presidente a morrer no cargo. Ele foi também o primeiro a chegar de trem à posse.

    O ex-advogado da ferrovia, Abraham Lincoln, conhecia a potência de uma viagem de trem: a caminho de sua posse em 1861, sua turnê de parada temporária parou 93 vezes em vilas e cidades entre sua cidade natal.

    Isso lhe permitiu alcançar os cidadãos em um nível pessoal e possibilitar que eles vissem pessoalmente suas icônicas barba e cartola.

    Ao sair da plataforma lotada em Springfield, Lincoln disse: “Eu agora parto … com uma tarefa maior diante de mim do que aquela que repousava sobre Washington.”

    Sua tarefa imediata era sobreviver ao que deve ter sido uma rota árdua: como não havia, na época, uma padronização da linha ferroviária, Lincoln foi forçado a trocar de trem várias vezes. Houve também uma suposta tentativa de assassinato.

    Quando a Guerra Civil chegou ao fim, um vagão de trem particular, denominado “Estados Unidos”, foi preparado para Lincoln. O presidente, conhecido por desconfiar de itens luxuosos, não gostou da ideia.

    A única viagem de Lincoln a bordo do trem ocorreu após seu assassinato. Na primavera de 1865, o vagão – agora equipado com um retrato do presidente na frente do motor – percorreu cerca de 180 cidades entre Washington DC e Springfield, Illinois. em uma espécie de viagem de inauguração mórbida.

    O legado presidencial de Lincoln foi limitado por viagens de trem. E entre sua posse e morte, ele assinou a legislação iniciando a ferrovia transcontinental – uma rede que ligaria as costas leste e oeste, aumentaria o comércio e estimularia o próprio ideal de unificação americana.

    James A. Garfield pode ter sido outro proponente presidencial de trens, se ele não tivesse morrido baleado prestes a embarcar, menos de quatro meses do primeiro mandato.

    O vigésimo presidente dos Estados Unidos levou dois tiros nas costas na estação ferroviária de Baltimore e Potomac, em Washington D.C., em 2 de julho de 1881, morrendo 79 dias depois.

    Em um eco do funeral de Lincoln, o corpo de Garfield foi transportado de trem – os enlutados espalharam moedas e pétalas nos trilhos e as recuperaram como lembranças assim que as rodas passaram.

    O vagão que ganhou uma eleição

    O apogeu do trem presidencial foi com a chegada do “Ferdinand Magellan”, o carro americano nº 1.

    O carro era um antigo Pullman, reformado com aço à prova de balas, janelas de vidro laminado de 12 camadas e duas escotilhas de emergência: uma no teto, construída a partir de um antigo submarino e o outro no banheiro. Foi o “Força Aérea Um” de sua época.

    “O presidente Roosevelt viajou mais de 80 quilômetros no Ferdinand Magellan de 1943 a 1945”, disse Cully Wagoner, historiador do Museu Ferroviário de Gold Coast, na Flórida, onde o carro restaurado agora está guardado.

    O trem tornou-se vital para o presidente – não para fazer campanha, mas para a guerra. “A primeira viagem de Roosevelt no Ferdinand Magellan foi para Miami, onde embarcou no Boeing 314 Dixie Clipper da Pan American Airways para viajar para a Conferência de Casablanca”, disse Wagoner.

    “Não tenho dúvidas de que ele discutiu, com seus generais e conselheiros, a próxima fase da Segunda Guerra Mundial.”

    Você pode imaginar Lincoln estremecendo com os “confortos da criatura” que Roosevelt se proporcionou.

    Nos passeios pelo Ferdinand Magellan, Waggoner revela aos visitantes o ar condicionado rudimentar, que envolve ventiladores que circulam ar frio, criado por blocos de gelo.

    No banheiro, entretanto, havia o que parecia ser uma saboneteira de prata, mas na verdade é onde Roosevelt costumava segurar seus charutos enquanto usava o banheiro.

    Ainda assim foi o sucessor de Roosevelt, Harry Truman, que tirou o máximo proveito do vagão nº 1.

    Durante sua campanha de reeleição de 1948, quando competiu contra Thomas E. Dewey, Truman viajou mais de 45 mil quilômetros pelos Estados Unidos, fazendo mais de 350 discursos na plataforma traseira.

    O vagão se tornou não apenas o palco de Truman, mas sua casa – uma Casa Branca sobre rodas. O presidente teria até lavado as meias em uma das pias a bordo.

    Truman não desfrutava as viagens de trem tanto quanto Roosevelt, mas o trabalho árduo valeu a pena.

    “Truman nunca foi um presidente muito popular e estava muito atrás nas pesquisas”, diz Wagoner.

    “No entanto, ele fez uma conexão com o povo americano durante esses discursos e foi isso que o empurrou para a vitória.”

    A retaguarda do Ferdinand Magellan é onde um sorridente Truman foi fotografado segurando no alto a manchete errônea do Chicago Daily Tribune: “Dewey derrota Truman.”

    Dwight Eisenhower foi o último presidente a usar o vagão presidencial antes que ele fosse desativado, mas raramente o fazia.

    Ele estava mais interessado em estradas, assinando o Federal Aid Highway Act de 1956 e – no golpe de uma caneta – acelerando a corrida de grandes automóveis e petróleo, e simultaneamente prejudicando a indústria ferroviária.

    O trem presidencial parou de funcionar. Ou não?

    Sala do trem onde viajavam os presidentes dos Estados Unidos em suas jornadas pe
    Sala do trem onde viajavam os presidentes dos Estados Unidos em suas jornadas pelo país
    Foto: Gold Coast Railroad Museum

    Uma ‘segunda grande revolução ferroviária’?

    Embora o papel de um presidente, muitas vezes, envolva olhar para um futuro cor-de-rosa, a nostalgia sempre funciona bem com uma multidão. Presidentes George H.W. Bush e Bill Clinton pularam no trem do sentimentalismo, com viagens no antigo vagão da ferrovia Georgia 300.

    Eles foram seguidos por Barack Obama e Joe Biden, que evocaram Lincoln no caminho para a posse em 2009.

    Em outubro de 1984, Ronald Reagan tirou a poeira do Ferdinand Magellan para uma excursão de um dia por Ohio seguindo os rastros de Truman – e até falando da plataforma traseira.

    Mas, na verdade, eram pouco mais do que fotos instantâneas; poderia a presidência de Biden reacender o vínculo pessoal de POTUS com os trilhos de verdade?

    O titular da Casa Branca pode favorecer o aspecto social dos trens, sem mencionar suas credenciais verdes (a Amtrak diz que é 47% mais eficiente em termos de energia do que viajar de carro).

    Mas sua natureza preguiçosa talvez não combine com um homem que precisa estar em centenas de lugares ao mesmo tempo.

    Também há um problema de segurança: os planos de Biden de viajar para sua posse na Amtrak foram frustrados após os distúrbios no Capitólio.

    É muito mais seguro e rápido transportar um presidente por via aérea do que terrestre, então a probabilidade de um presidente viajar de trem é altamente improvável

    Cully Wagoner, historiador do Museu Ferroviário

    Pelo menos a nomeação de Biden pode dar à indústria ferroviária o impulso que ela tanto clama.

    Em sua campanha eleitoral de 2020, Biden convocou uma “Segunda Grande Revolução Ferroviária” e, agora que está por trás do Resolute Desk, a indústria parece otimista de que ele cumprirá sua palavra.

    O trem de alta velocidade da Califórnia – o ambicioso (e muito arruinado) projeto que quer transportar passageiros de Los Angeles a São Francisco em duas horas e 40 minutos – será dispensado por Biden.

    Seu antecessor, Donald Trump, zombou abertamente do projeto, brincando que ele teria apenas um quilômetro de extensão – e até exigiu dinheiro de volta.

    Abaixo da linha

    Melissa Figueroa, chefe de comunicações estratégicas da California High-Speed Rail Authority, disse à CNN Travel: “A Califórnia e a administração Biden compartilham uma visão comum de colocar pessoas para trabalhar com empregos bem remunerados e criar um sistema de transporte verde.

    “Estamos esperançosos de que possamos nos aproximar dessa realidade com esta nova parceria federal funcional.”

    O amado Amtrak de Biden também tem motivos para ter esperança. No artigo que escreveu para a revista, Biden descreveu a Amtrak como “uma maneira poderosa e indispensável de nos levar a um século 21 mais enxuto, mais limpo e mais verde”, passando a refletir.

    “Quando você considera que custa em média US $ 30 milhões por uma milha linear (1,6 km) de uma faixa de rodovia, você vê o que é um bom investimento em viagens ferroviárias. “

    Se a presidência de Biden pode desencadear uma série de rotas ferroviárias progressivas e de alta velocidade que rivalizam com as da Europa e da Ásia – ou mesmo para melhorar as viagens ferroviárias locais, agora que uma pandemia atrofiou gravemente o número de passageiros – é outra questão.

    Diz Cully Wagoner: “Adoraria ver Joe Biden fazer algo semelhante ao que Eisenhower fez com o Federal Aid Highway Act e ajudar a melhorar e expandir as ferrovias nacionais como fizeram com as rodovias interestaduais.

    “No entanto, não vejo isso acontecendo com uma dívida nacional de mais de US $ 21 trilhões de dólares. Serão necessárias empresas privadas para construir essas novas ferrovias, ao invés do governo.”

    No passado, um trem pode ter salvado sozinho a pele de um presidente. Mas talvez seja ingênuo pensar que um presidente sozinho pode agora resgatar a indústria ferroviária americana.

    (Texto traduzido. Clique aqui para acessar o original em inglês)