Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia promete 50 milhões de euros em ajuda humanitária para Gaza

    Líderes europeus expressaram preocupação com a situação na faixa e apelaram à ajuda para chegar aos necessitados através de corredores humanitários

    Mariya Knightda CNN

    A União Europeia (UE) fornecerá 50 milhões de euros (cerca de US$ 52 milhões) em ajuda humanitária adicional para Gaza, segundo disse na quinta-feira (26) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

    Falando numa conferência de imprensa em Bruxelas após o primeiro dia da cúpula dos líderes da UE, Von der Leyen disse que as primeiras 56 toneladas de recursos vindos da UE já foram entregues a Gaza através de dois voos para o Egito.

    Durante a reunião de quinta-feira, os líderes europeus expressaram preocupação com a deterioração da situação em Gaza e apelaram à ajuda para chegar aos necessitados através de “corredores humanitários e pausas para necessidades humanitárias” – não chegando a pedir um cessar-fogo.

    Veja também: Tanques de Israel invadem Faixa de Gaza

    Von der Leyen e o presidente do Conselho da UE, Charles Michel, enfatizaram o compromisso do bloco em enfrentar a crise humanitária.

    A UE está em contato “com os líderes da região para encorajar soluções na frente humanitária e a libertação dos reféns”, disse Michel.

    Questionado sobre se os representantes do Hamas participarão numa próxima conferência destinada a resolver o conflito, Michel disse que “não vê qualquer papel” para o grupo, citando a sua designação como organização terrorista.

     

    Tópicos