Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia lança missão naval para proteger navios no Mar Vermelho

    Houthis continuam com ataques contra navios internacionais que passam pela região

    HMS Diamond, do Reino Unido, no Mar Vermelho
    HMS Diamond, do Reino Unido, no Mar Vermelho REUTERS

    Charlotte Van Campenhoutda ReutersAndrew Grayda CNN

    A União Europeia (UE) lançou, nesta segunda-feira (19), uma missão naval no Mar Vermelho “para restaurar e salvaguardar a liberdade de navegação” na região.

    A “operação defensiva de segurança marítima”, apelidada de Eunavfor Aspides, ocorre depois que combatentes Houthis, grupo rebelde alinhado ao Irã, começaram a atacar navios internacionais no Mar Vermelho, em apoio ao Hamas na guerra com Israel.

    “A União Europeia está respondendo rapidamente à necessidade de restaurar a segurança marítima e a liberdade de navegação em um corredor marítimo altamente estratégico”, pontuou o chefe da política externa da UE, Josep Borrell, em nota.

    “Dentro do seu mandato defensivo, a operação irá proporcionar consciência situacional marítima, acompanhar os navios e protegê-los contra possíveis ataques em múltiplos domínios no mar”, acrescenta o comunicado.

    A declaração não especificou quantos navios estariam envolvidos, e um porta-voz da UE não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

    Entretanto, diplomatas da União Europeia afirmaram anteriormente à Reuters que a ação envolveria inicialmente três navios sob o comando do bloco, como parte da chamada Política Comum de Segurança e Defesa da UE.

    A Alemanha já enviou uma fragata de defesa aérea no início deste mês para se juntar à missão, e dois diplomatas pontuaram à Reuters que a França e a Itália também contribuiriam.

    A UE ressaltou que a missão estará ativa ao longo das principais linhas marítimas de comunicação no Estreito de Baab al-Mandab e no Estreito de Ormuz, bem como nas águas internacionais do Mar Vermelho, do Golfo de Aden, do Mar Arábico, do Golfo de Omã e o Golfo.