Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia diz esperar mais de 7 milhões de ucranianos deslocados

    Projeção supera estimativa da ONU; até o momento, mais de 150 mil pessoas já cruzaram as fronteiras da Ucrânia

    Sabine SieboldJohn Chalmersda Reuters

    O executivo da União Europeia disse neste domingo (27) que a Europa está enfrentando sua maior crise humanitária em muitos anos após a invasão da Ucrânia pela Rússia, e o número de ucranianos deslocados pelo conflito pode superar os 7 milhões.

    “Estamos testemunhando o que pode se tornar a maior crise humanitária em nosso continente europeu em muitos e muitos anos. As necessidades estão crescendo enquanto falamos”, disse Janez Lenarcic, comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gerenciamento de Crises.

    “Então, para a situação humanitária em geral, o número atualmente esperado de ucranianos deslocados é superior a 7 milhões”, disse ele em entrevista coletiva em Bruxelas após uma reunião especial dos ministros do Interior dos Estados membros da UE para discutir a crise.

    A projeção da União Europeia supera a da Organização das Nações Unidas (ONU). No sábado (26), a vice-alta comissária das Nações Unidas para os Refugiados, Kelly Clements, estimou que seriam até 4 milhões de refugiados.

    Até o momento, mais de 150 mil pessoas já cruzaram as fronteiras da Ucrânia, desde que o país foi invadido por tropas russas. Grande parte seguiu para a Polônia, além de Hungria, Moldávia, Romênia e outros.

    Tópicos