Última superlua do ano brilha nos céus desta quinta (11) em várias partes do mundo
No total, 2022 teve três fenômenos similares
A última superlua do ano pode ser vista na noite desta quinta-feira (11) em várias partes do mundo. Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminará o céu por três noites, de acordo com a Nasa.
No total, 2022 teve três superluas. Elas apareceram no céu em junho, julho e esta desta noite. Elas foram chamadas, respectivamente, de Lua de Morango, Lua dos Cervos e Lua de Esturjão, por conta do grande volume deste tipo de peixe nesta época do ano em países como Estados Unidos e Canadá.
O planeta Saturno também aparece em destaque, com brilho intensificado, a partir desta noite.
Superlua
O termo “superlua” foi utilizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, para designar uma lua nova ou cheia que ocorre quando o astro está a 90% do perigeu, sua aproximação mais próxima da Terra.
“Como o perigeu varia com cada órbita, diferentes publicações usam padrões diferentes para decidir quais luas cheias se qualificam [como superluas]. As luas cheias em junho e julho estavam mais próximas [da Terra]”, explicou a Nasa em seu site.
Para observar o fenômeno, não é preciso equipamentos específicos, basta olhar o céu e torcer para não haver a interferência de nuvens. Especialistas recomendam que se olhe para o céu logo após o surgimento da lua, no início da noite.
(Publicado por Carolina Farias)