Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucranianos usam aplicativos para se proteger de ataques aéreos russos

    Tecnologia tem ajudado cidadãos da Ucrânia com avisos sobre a aproximação de aviões militares russos

    Américo Martinsda CNN , enviado especial da CNN à Ucrânia

    O povo ucraniano convive com o medo desde o início da invasão russa ao seu território, em fevereiro de 2022. Entre os momentos mais tensos estão aqueles nos quais as sirenes alertando para ataques antiaéreos soam pelas cidades do país.

    Todos os dias, os militares russos lançam dezenas de mísseis e drones kamikaze contra alvos militares e civis em várias partes do país.

    Os ucranianos são instruídos a sempre procurar abrigo em caso de alarme. O problema é que esses alarmes soam com uma grande frequência, nos momentos mais inesperados.

    Para tentar se proteger, o povo usa a tecnologia a seu favor. Existem vários aplicativos de celular que alertam para possíveis ataques aéreos.

    Em um dos aplicativos é possível escolher a área do país onde a pessoa está para ouvir os alarmes. Depois de selecionadas as regiões, a plataforma passa a avisar sempre que há um alerta.

    Aplicativo envia alertas sobre ataques aéreos / CNN

    Ele funciona baseado no monitoramento da aproximação de aviões militares russos ou de informações obtidas pela inteligência ucraniana sobre possíveis ataques.

    Com o tempo, muitos ucranianos se acostumaram com os alarmes e não se preocupam mais em procurar abrigo, mas este pode ser um erro fatal, como lembra o próprio aplicativo.

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2346469″ title_galeria=”Imagens mostram a destruição da guerra entre Rússia e Ucrânia”/]

    Felizmente, na maioria dos casos os alarmes nas cidades onde a reportagem da CNN esteve não resultaram em grandes ataques aéreos. Mas o alívio só vem quando o aplicativo manda uma mensagem dizendo que o perigo já passou.

    Mas, muitas vezes, eles alertam que o perigo continua em outra região. É a tecnologia tentando salvar vidas.

    Ucrânia retoma cidade ocupada pela Rússia; veja o momento

    Tópicos