Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucranianos formam congestionamento enorme para fugir de Kiev

    Alguns motoristas improvisaram avisos onde podia-se ler "crianças" nos veículos, possivelmente para evitar ataques

    Matthew Chanceda CNN , Kiev

    Milhares de pessoas em seus próprios carros formam filas enormes na tentativa de fugir dos possíveis ataques russos que podem atingir Kiev, a capital da Ucrânia. Eles usam os corredores formados por russos e ucranianos para conseguirem escapar, como testemunhou e filmou o repórter Matthew Chance, da CNN, nos arredores da cidade. Alguns motoristas improvisaram avisos onde podia-se ler “crianças” nos veículos.

    “Todos eles estão cheios com seus próprios filhos, filhos de outras pessoas, filhos de vizinhos que eles levaram com eles. Qualquer coisa que possam fazer para levá-los para a relativa segurança de Kiev e depois para o oeste, muitos deles estão indo para a Polônia, a oeste da Ucrânia”, explica o repórter.

    Os ucranianos que escapavam de carro contaram as dificuldades que passaram até conseguirem sair de Kiev e pegar os corredores.

    Milhares de pessoas aproveitaram os corredores humanitários criados por tropas russas e ucranianas para deixar a cidade de Kiev
    Milhares de pessoas aproveitaram os corredores humanitários criados por tropas russas e ucranianas para deixar a cidade de Kiev / Reprodução/CNN Brasil (9.mar.2022)

    “Dá para ver que houve um certo esforço criado como uma espécie de recepção para as pessoas, porque muitas das pessoas com quem falamos dentro desses carros dizem que passaram dias sem comida adequada, sem água, sem qualquer luz. Tem sido muito, muito difícil para eles. E mesmo que isso não seja perfeito, é pelo menos uma chance para essas pessoas salvarem suas próprias vidas”.

    Um novo cessar-fogo para a saída de civis da Ucrânia através de corredores humanitários foi estabelecido pelos russos nesta quarta-feira (9). Apesar da interrupção dos ataques desde às 9h local (4h no horário de Brasília) desta quarta, as Forças Armadas ucranianas divulgaram um comunicado afirmando ser “difícil confiar no ocupante”.

    Além da capital, Kiev, os corredores humanitários para pessoas estarão em Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. Apenas em Sumy, 5 mil pessoas deixaram a cidade na terça-feira.

    Tópicos